fbpx

segunda, 08 de agosto de 2022

Rosilane Almeida assume a presidência do PSOL no Amazonas

Decisão veio após um reunião entre as chapas PSOL Cabano e PSOL Popular, na noite da última terça. Atualmente, Rosilane também é presidente municipal do PSOL em Itacoatiara.

29 de setembro de 2021

Compartilhe

Rosilane Almeida é também presidente municipal do PSOL em Itacoatiara

A militante sindical Rosilane Almeida, que integra o Movimento de Mulheres de Itacotiara e atualmente preside o PSOL de Itacotiara, é a nova presidente do PSOL Amazonas. O anúncio ocorreu na noite da última terça-feira (29) após reunião entre as chapas PSOL Cabano e PSOL Popular.

Na reunião, ficou decidido que o mandato será dividido, cabendo a cada uma das chapas um ano à frente da legenda. Coube a Rosilane Alemeida, da chapa PSOL Cabano, o primeiro ano do mandato.

Rosilane conta que se sentiu no dever de construir esse protagonismo feminino à frente do partido. “No momento que estamos nessa luta de classe, me senti no dever de construir esse protagonismo para que em nosso Estado tenha um partido que tenha essa representatividade. Fortalecer o PSOL – é aqui que as lutas se encontram”.

Almeida destacou, ainda, que sente-se orgulhosa por fazer essa gestão com o compromisso de levar debates com referências políticas de inclusão social, em especial aos movimentos sociais e do setor primário, que, segundo ela, precisam de um partido que represente a classe trabalhadora.

Anteriormente, quem estava no comando da sigla no Amazonas era Raoni Lopes.

Entenda a divisão do mandato

O 7° Congresso do Partido no Amazonas terminou empatado, fato que levou a divisão do mandato, cabendo para cada chapa, um ano de mandato na presidência.

Em reunião na noite da última terça, as chapas PSOL Cabano e PSOL Popular decidiram sobre a presidência do partido no Amazonas. Na ocasião, o PSOL Cabano reivindicou a presidência no segundo período. Porém, a chapa PSOL popular também queria o segundo mandato.

Para evitar que a decisão fosse para sorteio, o PSOL Cabano resolveu iniciar o primeiro período na presidência. Rosilane Almeida é a primeira presidente do PSOL que vem de um município do interior do Amazonas.

Desempenho do PSOL nas últimas Eleições

Na última eleição, o PSOL Amazonas disputou a prefeitura de Manaus ao lançar Marklize Siqueira como vice-candidata a prefeita, na chapa que tinha como candidato a prefeito Zé Ricardo (PT). Marklize é mestre em sociologia e assistente social e integrava a Bancada Coletiva Feminista do PSOL.

A chapa PT e PSOL terminou o primeiro turno da eleição na terceira posição, com 14,52% dos votos validos, um total de aproximadamente 140 mil votos. Na disputa entre candidatos a vereadores, o PSOL obteve apenas 1,02% dos votos por partido.

A sigla levou para a disputa por um cargo na Câmara Municipal de Manaus os candidatos: Michelle da Bancada Coletiva, com 7.662 votos; Professor Jevaldo, que obteve 1.373 votos; Hebert Amazonas, com 420 votos; Professor Ricardo Souza, com 125 votos; e Daniela Massulo com 84 votos.

Michelle Andrews, da Bancada Coletiva, obteve a melhor votação entre os candidatos que o PSOL lançou na disputa para vereador em Manaus e terminou o pleito como a 5ª melhor votação, à frente, inclusive, de Amom Mandel (sem partido), que era apontado nas pesquisas de pré-campanha como um dos que poderiam obter maior índice de votação. No entanto, Michelle não foi eleita por falta de quociente partidário.

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Disputa para o Governo do AM tem recorde de mulheres para posto de vice

Anne Moura, Ana Milena, Cristiane Balieiro, Rita Nobre e Vera Castelo Branco disputam a vaga. A lista de candidatos inclui Michiles, Tadeu de Souza e o Engenheiro Machadão.

8 de agosto de 2022

Wilson e Braga terão 60% do tempo de propaganda na TV e no rádio

O tempo que cada candidato terá na propaganda eleitoral está relacionado ao tamanho da bancada eleita em 2018 para a Câmara dos Deputados e abrangência das alianças formadas.

8 de agosto de 2022

Wilson garante ter dado condições para novas matrizes econômicas no AM

O governador disse que os investimentos em gás natural e potássio têm avançado e que tem criado condições para desenvolver os novos mercados para reduzir dependência da ZFM.

8 de agosto de 2022

Confira os candidatos às eleições 2022 pelo MDB no Amazonas

O MDB aposta na candidatura de Eduardo Braga e Anne Moura ao Governo do Amazonas, além de apoiar a reeleição de Omar Aziz. 25 nomes concorrem à Aleam e nove à Câmara Federal.

8 de agosto de 2022

Das seis candidaturas ao Senado no Amazonas, apenas uma é feminina

Apesar de os partidos terem confirmados os nomes dos candidatos ao Senado em convenções partidárias, nenhuma candidatura foi registrada ainda oficialmente no TSE.

8 de agosto de 2022

PMB é o primeiro partido do AM a registrar candidaturas no TSE

Entre os 25 candidatos, cinco são ex-vereadores. A lista inclui ex-secretário, professores, empresários, militares, líderes religiosos, contador e digital influencer.

8 de agosto de 2022

Lula declara ao TSE patrimônio de R$ 7,4 milhões menor do que em 2018

O valor é inferior ao declarado por Lula em 2018, quando afirmou ter R$ 8 milhões –na época, ele teve a candidatura barrada pela Lei da Ficha Limpa.

8 de agosto de 2022

Justiça de São Gabriel da Cachoeira determina suspensão de shows

Shows de Barões da Pisadinha, Naiara Azevedo, Amado Batista e Anderson Freire em São Gabriel da Cachoeira está suspensão por liminar da Justiça do município.

8 de agosto de 2022