Levantamento feito pelo site Mais Brasil News entre os candidatos ao Senado nas eleições de 2022, o índice de renovação na casa legislativa deve ser de 50%.
Dos 27 senadores candidatos naturais à reeleição, 14 ou se aposentaram ou estão disputando outros cargos eletivos e 13 disputam a renovação do mandato. Dos 13 que sonham em retornar ao Senado, não mais que seis têm chances de se reeleger, segundo o levantamento.
Os outros sete candidatos enfrentam uma campanha acirrada em seus respectivos Estados.
Entre os 14 que decidiram abandonar o Senado, oito se aposentaram da política – pelo menos neste pleito; um disputa a presidência da República, Simone Tebet (MDB-MS); um ao governo do Estado de Alagoas, Fernando Collor (PTB-AL); um a vice-governadora do Acre, Maílza Gomes (PP-AC); e três a deputado federal: Elmano Ferrer (PP-PI), José Serra (PSDB-SP) e Laisier Martins (Podemos-RS).
Outros 18 senadores que estão com os mandatos vigentes até 2027 também estão disputando esta eleição, mas em cargos do Executivo, como governos estaduais e presidência e vice-presidência da República, a exemplo das senadoras Soraya Thronicke (União-MS) e Mara Gabrilli (PSDB-SP).
Os candidatos com grande chances de reeleição (conforme as útlimas pesquisas) são: Álvaro Dias (Podemos-PR), Davi Alcolumbre (União-AP), Omar Aziz (PSD-AM). Otto Alencar (PSD-BA), Romário (PL-RJ) e Wellington Fagundes (PL-MT).
Por outro lado, os ameaçados de derrota nas urnas são: Acir Gurgacz (PDT-RO), ameaçado por Mariana Carvalho (Republicanos-RO); Alexandre Silveira (PSD-MG), que pode perder a vaga para Cleitinho (PSC-MG); Dário Berger (PSB-SC), que pode perder a vaga para Raimundo Colombo (PSD-SC); Kátia Abreu (PP-TO), ameaçada pelo avanço de Profª Dorinha (União-TO) nas pesquisas; Roberto Rocha (PTB-MA), que corre o risco de perder a cadeira para o ex-governador Flávio Dino (PSB-MA); Rose de Freitas (PL-ES), que está ameaçada por Magno Malta (PL-ES) nas pesquisas; e Telmário Mota (Pros-RR), que está em desvantagem frente ao Dr. Hiran (PP-RR).
Com informações do Mais Brasil News
Leia Mais: