O TSE tem rebatido afirmações falsas envolvendo a biometria. Primeiro turno está marcado para ocorrer no dia 2 de outubro; o segundo turno, se houver, será em 30 de outubro.
Quem não fez biometria vai poder sim votar nas eleições 2022. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Quem não fez biometria vai poder sim votar nas eleições 2022. A informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como o cadastro biométrico continua suspenso em todo o País, o eleitor sem biometria não será impedido de votar este ano.
O TSE tem rebatido afirmações falsas envolvendo o cadastramento biométrico. A fake news afirma que quem não tiver feito a biometria não poderá votar em 2022. “A mensagem não é verdadeira”, enfatiza o Superior Tribunal Eleitoral.
O órgão lembrou que, desde 2020, o cadastro biométrico está suspenso em todo o Brasil como forma de prevenção ao contágio pela Covid-19, uma vez que a coleta das digitais só pode ser feita presencialmente.
A instituição tem deixado claro que “nenhuma eleitora ou eleitor que não realizou o cadastramento será proibido de votar”.
O cadastramento biométrico é o procedimento de coleta das digitais do eleitorado pela Justiça Eleitoral, utilizado para identificar eleitoras e eleitores no dia do pleito.
O primeiro turno das eleições 2022 está marcado para ocorrer no dia 2 de outubro. O segundo turno, se houver, será em 30 de outubro.
Da Redação
Leia Mais: