fbpx

sexta, 27 de maio de 2022

Quem não fez biometria pode votar nas eleições de 2022? TSE explica

O TSE tem rebatido afirmações falsas envolvendo a biometria. Primeiro turno está marcado para ocorrer no dia 2 de outubro; o segundo turno, se houver, será em 30 de outubro.

6 de maio de 2022

Compartilhe

Quem não fez biometria vai poder sim votar nas eleições 2022. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Quem não fez biometria vai poder sim votar nas eleições 2022. A informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Como o cadastro biométrico continua suspenso em todo o País, o eleitor sem biometria não será impedido de votar este ano.

Fake news

O TSE tem rebatido afirmações falsas envolvendo o cadastramento biométrico. A fake news afirma que quem não tiver feito a biometria não poderá votar em 2022. “A mensagem não é verdadeira”, enfatiza o Superior Tribunal Eleitoral.

O órgão lembrou que, desde 2020, o cadastro biométrico está suspenso em todo o Brasil como forma de prevenção ao contágio pela Covid-19, uma vez que a coleta das digitais só pode ser feita presencialmente.

A instituição tem deixado claro que “nenhuma eleitora ou eleitor que não realizou o cadastramento será proibido de votar”.

Biometria

O cadastramento biométrico é o procedimento de coleta das digitais do eleitorado pela Justiça Eleitoral, utilizado para identificar eleitoras e eleitores no dia do pleito.

Eleições 2022

O primeiro turno das eleições 2022 está marcado para ocorrer no dia 2 de outubro. O segundo turno, se houver, será em 30 de outubro.

Da Redação

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Bolsonaro adia live em dia de derrota nas pesquisas para Lula nos dois turnos

Bolsonaro estabiliza e Lula cresce em nova pesquisa Datafolha divulgada no dia que o presidente adia tradicional live de quinta-feira para falar com apoiadores .

26 de maio de 2022

Datafolha: cresce diferença entre Lula e Bolsonaro para o segundo turno

Pesquisa do Datafolha divulgado nesta quinta-feira aponta que Lula tem 58% das intenções de voto no segundo turno, enquanto Bolsonaro chega a 33%

26 de maio de 2022

TSE aprova federação partidária do PSol com o Rede Sustentabilidade

PSol e Rede formalizam federação no TSE no mesmo dia que o PSDB e Cidadania e agora as legendas devem manter unidade política pelos próximos quatro anos.

26 de maio de 2022

‘Criar municípios é política de pão e circo’, diz cientista político

Para Carlos Santiago, discurso de criar novos municípios, às vésperas das eleições, para sanar o problema de comunidades que sofrem descaso e miséria, não é melhor caminho.

26 de maio de 2022

Serafim alerta para manobra de empresário que prejudica mercado de gás no AM

O líder do PSB na Casa Legislativa lembrou que a nova Lei do Gás, de iniciativa da Aleam, aprovada em março de 2021, contraria os interesses do empresário baiano.

26 de maio de 2022

Maria do Carmo é suplente de Arthur, mas corteja vaga de vice de Amazonino

Ex-pré-candidata ao Governo do Amazonas, Maria do Carmo confirma que é primeira suplente de Arthur ao Senado, mas se coloca como opção a vice de Amazonino.

26 de maio de 2022

Portela endossa discurso de Bolsonaro e questiona lisura das eleições

Novo vice da Câmara se alinha às manifestações de teor golpista do presidente que, sem prova ou indício relevante, tem levantado dúvidas sobre a lisura do sistema eleitoral

26 de maio de 2022

TCE-AM multa ex-presidente da Câmara de Beruri por falta de transparência

TCE-AM vê deficiências nos atos de transparência e descumprimento da Lei de Acesso à Informação e multa ex-gestor da Câmara de Beruri em R$ 14 mil.

26 de maio de 2022