PT informou que pretende lançar oficialmente a pré-candidatura de Lula neste mês de maio. A candidatura só pode ser confirmada, de acordo com as leis eleitorais, em julho.
Psol oficializa apoio a Lula em evento com participação do AM (Foto: Divulgação)
O Partido Socialismo e Liberdade (Psol) aprovou na tarde deste sábado (30) o apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para presidente da República nas eleições de outubro. A oficialização ocorreu durante conferência eleitoral, em São Paulo (SP).
O PT já informou que pretende lançar oficialmente a pré-candidatura de Lula neste mês de maio. A candidatura em si só pode ser confirmada, de acordo com as leis eleitorais, a partir de julho. Só depois disso a campanha está liberada.
A aliança teve entre os articuladores o candidato a presidente pelo partido em 2018, Guilherme Boulos, que desistiu em março de concorrer ao governo de São Paulo para apoiar a candidatura de Fernando Haddad (PT). Boulos concorrerá a deputado federal neste ano e Lula confirmou que o apoiará a candidatura dele à prefeitura de São Paulo em 2024.
O Amazonas foi representado pela presidente estadual da sigla, Rosilane Almeida, e pelo advogado Marcelo Amil, que é a aposta do Psol para o Governo do Estado nas eleições deste ano.
“A conferência chancelou um fato já consumado, que é o apoio a Lula. Não há espaço pra vacilação. A história exige que vençamos o fascismo e só conseguiremos isso com união”, declarou Amil.
Um dos fatores condicionantes para o apoio a Lula foi um compromisso estabelecido com o PT em abril para reverter políticas reformistas, como a revogação da reforma trabalhista e do Teto de Gastos.
Da Redação, com informações da assessoria
Leia Mais: