quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Projeto de lei na CMM quer tornar obrigatória caderneta de vacinação em Manaus

Projeto de autoria do vereador Lissandro Breval faz frente ao projeto de lei do vereador Raiff Matos contrário à cobrança do passaporte vacinal da covid-19 na volta às aulas.
COMPARTILHE

Em um movimento contrário ao que vinha propondo o vereador Raiff Matos (DC), o vereador Lissandro Breval (Avante) deu entrada na Comissão de Justiça da Câmara Municipal de Manaus (CMM) a um projeto de lei que quer tornar obrigatória a cobrança da carteira de vacinação no ato da matrícula em escolas particulares e públicas.

O projeto de lei, apresentado por Breval no dia 26 de outubro do ano passado, prevê a cobrança da carteira de vacinação para crianças e adolescentes até 18 anos.

E embora a falta de apresentação do documento não impeça a matrícula, a situação vacinal da criança ou do adolescente deverá ser regularizada dentro de dois meses, sob pena de o responsável ser acionado pelo Conselho Tutelar.

Conforme o PL de Breval, a cobrança não se limita à vacina anti-covid, mas a todas aquelas previstas e disponíveis no Sistema Público de Saúde (SUS).

Lissandro Breval argumenta que a lei pretende resguardar a saúde das crianças e de toda população manauara. O vereador emenda afirmando que a pandemia de covid-19 ascendeu um alerta para que as autoridades tomem medidas preventivas antes do adoecimento em massa.

Mais cedo, o vereador Raiff Matos disse que vai apresentar um PL para proibir a cobrança do passaporte vacinal da covid-19 na volta às aulas. Raiff Matos disse que a obrigatoriedade vai gerar “segregação” e destacou que a obrigatoriedade vai gerar “bullying” contra as crianças não vacinadas.

Texto: Jefferson Ramos

Leia Mais:

COMPARTILHE