Desde a eleição de Jair Souto para o comando da AAM, os demais prefeitos reclamam da falta interlocução dele com o Governo do Estado para sanar demandas do interior.
O instituto funcionará nos moldes da AAM que publica o Diário Oficial de todos os municípios do interior. Ainda não há previsão de quando o novo fórum irá disponibilizar informações de gastos e contratações dos 51 municípios membros (Foto: Divulgação)
Após a eleição relâmpago que elegeu Jair Souto, em 2020, para o comando da Associação Amazonense de Municípios (AAM) com apoio de apenas 16 prefeitos, 51 gestores municipais do interior aderiram à criação de um novo fórum para representar os 61 municípios do interior do Estado. A reunião que consolidou a origem do Instituto de Desenvolvimento Ambiental Social Econômico dos Municípios do Amazonas (Idasemam) aconteceu nesta quinta-feira (19).
O fórum, que ainda não tem personalidade jurídica, é chamado de Instituto de Desenvolvimento Ambiental Social Econômico dos Municípios do Amazonas (Idasemam). O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), será o presidente da entidade e o vice-presidente será o prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior (PSC).
Em entrevista ao RealTime1, Frederico Júnior afirmou que o atual comando da AAM não proporciona aos prefeitos do interior uma interlocução com o governador Wilson Lima (UB), o que dificulta repasses de recursos aos municípios.
O prefeito reconheceu que desde a eleição que consagrou Jair Souto presidente da AAM, a associação perdeu o sentido. De acordo com ele, Souto mudou o estatuto da associaçãentidade para não haver eleição neste ano.
“Isso é um dos desagrados de todos nós prefeitos”, continuou. “[A AAM] atrapalha a relação com o governo, algo que não deveria acontecer. Porque se você está à frente de um órgão desse, tem que ter o diálogo. Ninguém consegue viver sem o apoio do Governo do Estado”, completou.
O lançamento do Idasemam aconteceu ontem (19), O evento contou com a presença do futuro presidente da entidade, o prefeito David Almeida. O governador Wilson Lima também prestigiou o lançamento.
Frederico Júnior contou que 30 prefeitos participaram do evento de lançamento do instituto. Segundo ele, a tendência é que que o número de prefeitos aumente para 51 quando o instituto a entidade passar a funcionar de fato.
“Não tenho dúvida de que quando os 50 [prefeitos] aderirem os outros demais vão ter que vir. Pagamos todo mês a associação. Não vai ter como funcionar a associação se 50 prefeitos aderirem o instituto”, disse o Frederico.
Confira a lista completa dos prefeitos que apoiam o novo fórum:
Frederico Júnior, prefeito de Novo Airão;
Anderson Souza, prefeito de Rio Preto da Eva;
Marina Pandolfo, prefeita de Nhamundá;
Professor Vanilson, prefeito de Japurá;
Renato Afonso, prefeito de Pauini;
Enrico Falabella, prefeito de Urucará;
Jander Barreto, prefeito de São Sebastião do Uatumã;
José Sabugo, prefeito de Urucurituba;
Andresson Calvacante, prefeito de Autazes;
Eraldo CB, prefeito de Boa Vista do Ramos;
Fontes Beleza, prefeito de Santa Izabel do Rio Negro;
Ordean Silva, prefeito de Guajará;
Dr Júnior, prefeito de Juruá;
Zezinho Eufrásio, prefeito de Amaturá;
Chico do Belo, prefeito de Anamã;
Marcos Lise, prefeito de Apuí;
Augusto Ferraz, prefeito de Iranduba;
Júnior Leite, prefeito de Maués;
Dedei Lobo, prefeito de Humaitá;
Pastor Edir Branco, prefeito de Maraã;
Glênio Seixas, prefeito de Barreirinha;
Mário Abrahim, prefeito de Itacoatiara;
Jocione Souza, prefeito de Novo Aripuanã;
Ruan Matos, prefeito de Envira;
Maria Lucir, prefeita de Beruri;
Francisco Sales, prefeito de Tonantins;
Nicson de Lima, prefeito de Tefé;
Gibe Oliveira, prefeito de São Paulo de Olivença
O instituto, ainda segundo Frederico, funcionará nos moldes da AAM. A nova entidade também publicará o Diário Oficial de todos os municípios do interior.
No entanto, ainda não há previsão de quando o novo fórum irá disponibilizar informações de gastos e contratações dos municípios que irão integrá-lo.
Procurado, Jair Souto, que é prefeito de Manaquiri e aliado do pré-candidato ao governo do Amazonas, senador Eduardo Braga, não respondeu a reportagem até a publicação da matéria.
Texto: Jefferson Ramos
Leia Mais: