Após intensa negociação entre a Prefeitura de Parintins, o Governo do Amazonas, a Câmara do município e o DNIT, a superintendência regional do órgão reabriu o Porto.
Na tarde desta quinta-feira foram realizados vários testes para a reabertura do Porto de Paritins (Foto: Divulgação/Prefeitura de Parintins)
A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicou na tarde desta quinta-feira (23), o Ofício Circular Nº 3648/2022/SRE – AM, que reabre parcialmente o porto de Parintins para operações de embarque e desembarque. A decisão veio após cobrança da Prefeitura de Parintins, Câmara Municipal de Parintins e Governo do Estado.
O porto havia sido fechado na última quarta-feira (22), sem explicações concretas por parte do DNIT, segundo a Prefeitura de Parintins. Com o fechamento do terminal, passageiros de embarcações que chegam a Parintins para o Festival Folclórico foram diretamente afetados. O fechamento fez com que o desembarque fosse feito de maneira improvisada na orla.
Para a reabertura, Prefeitura, Câmara e Governo se uniram para cobrar um posicionamento do DNIT com relação ao fechamento. Após reuniões e testes, o órgão definiu a retomada das operações.
Na tarde desta quinta-feira foram realizados vários testes na estrutura portuária para verificar a sua eficiência no embarque e desembarque, considerando principalmente a segurança. Os testes foram acompanhados pelo prefeito Bi Garcia, presidente da Câmara, Mateus Assayag, Marinha do Brasil, DNIT e Polícia Militar.
O prefeito de Parintins, Bi Garcia, criticou todo o transtorno causado em pleno retorno do Festival. “Fica meu repúdio, mesmo com esse porto aberto. Continuo afirmando a irresponsabilidade do DNIT e sua direção com a população parintinense e todos os amazonenses”, manifestou.
Com informações da Assessoria
Leia Mais: