Deputado Roberto Cidade propõe criar Programa de Reforço Escolar para alunos da rede pública, em especial os finalistas ou "terceirão", de 2020 e 2021.
O PL é uma proposta do deputado estadual Roberto Cidade (Foto: Divulgação).
Estudantes finalistas deste ano e os que vão concluir o terceiro ano do ensino médio em 2021 poderão ter acesso a um Programa Reforço Escolar.
O Projeto de Lei (PL) é de autoria do deputado Roberto Cidade (PV).
Segundo o PL, o programa será criado no âmbito das Secretarias de Educação (Seduc) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), do Governo do Amazonas.
Um dos objetivos do PL, segundo Roberto Cidade, é ajudar os estudantes finalistas, matriculados em escolas públicas, a concorrer de forma igualitária com alunos da rede privada.
“Em especial, o reforço escolar é para o Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio”, destacou o parlamentar.
Cidade destaca que os alunos da rede privada, apesar da paralisação ocasionada pelo Covid, tiveram acesso ao ensino remoto com regularidade e de forma exclusiva.
Assim, a medida, é para tentar minimizar o prejuízo aos alunos da Rede Estadual de Ensino. Em especial, os que tiveram as aulas presenciais comprometidas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Roberto Cidade lembrou ainda que o estado precisa buscar mecanismos para ajudar os alunos sem prejudicar a carga horária.
“O programa poderá utilizar plataformas de Ensino a Distância (EAD), uso de recursos, ferramentas de educação remota, como televisão e rádio. E isso, sem prejuízo da carga horária das instituições de ensino”, finalizou.