quinta-feira, 18 de abril de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Pesquisar
Close this search box.

PGR pede impugnação da ação de partidos contra Conselho da Amazônia

O PT e o PSB alegaram que a nova constituição do Conselho da Amazônia seria uma tentativa do Governo Federal para interferir na autonomia dos governos estaduais da região.
COMPARTILHE
Amazônia
Brasilia DF 29 01 2019- General Hamilton Mourão presidente em exercicio durante entrevista a imprensa-José Cruz /Agencia Brasil

O procurador-geral da República, Augusto Aras, manifestou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o não conhecimento da transgressão constitucional na nova composição do Conselho da Amazônia, proposta pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) e Partido dos Trabalhadores (PT).

Os partidos políticos usaram da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), como dispositivo jurídico para afirmar que as alterações no conselho, presidido pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão, somadas ao fortalecimento da presença da União na Amazônia são antidemocráticas.

Em outras palavras, o PT e o PSB alegaram que a nova constituição do Conselho da Amazônia seria uma tentativa do Governo Federal para interferir na autonomia dos governos estaduais sobre a região amazônica.

Além disso, as siglas sustentam que a retirada da participação dos governadores dos estados da Amazônia Legal do Conselho indica a existência de estrutura de comando sobre a localidade e não de mera coordenação, o que contraria o princípio da participação popular direta e o pacto federativo.

Não é o meio correto

De acordo com Aras, a jurisprudência do STF estabelece que a ADPF não é o meio correto para fiscalização da constitucionalidade de atos do Poder Público e essa análise depende de exame da legislação.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Os requerentes indicam, ainda, a presença de conselheiros das Forças Armadas, de diversas patentes, em detrimento das minorias interessadas, como indígenas, quilombolas e a sociedade civil, e dos governadores dos estados da Amazônia Legal. Também registram que o decreto transferiu o CNAL do Ministério do Meio Ambiente para a Vice-Presidência da República, bem como previu competências amplas e genéricas incompatíveis com a democracia.

Leia mais:

COMPARTILHE
READEQUAÇÃO