Nas simulações de primeiro turno, Lula tem mais de 40% das intenções de votos dos entrevistados na pesquisa Ipespe, divulgada na última quarta (3).
Lula e Bolsonaro (Fotos: Adriano Machado/Reuters e Fabrice Coffrini/AFP)
A nova pesquisa Ipespe, divulgada na última quarta-feira (3), aponta que o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) se mantém à frente nas intenções de votos das eleições de 2022.
De acordo com o levantamento, o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido), perde em todos os cenários de segundo turno testados. Já Lula venceria em todos os cenários de segundo turno.
A melhor chance de Bolsonaro é contra o atual governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), uma vez que a diferença está dentro da margem de erro de 3,2 pontos percentuais.
O Ipespe entrevistou, por telefone, mil pessoas, entre os dias 25 e 28 de outubro. Segundo o instituto, a amostra é representativa do eleitorado brasileiro, de 16 anos ou mais, de todas as regiões do país, com cotas de sexo, idade e localidade, além de controle de instrução, renda e recall do voto presidencial de 2018.
A margem de erro máximo estimada é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. Os percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento ou de múltiplas alternativas de resposta.
Na pesquisa estimulada, ou seja, quando as possibilidades de candidatos são apresentadas para o entrevistado, Lula teve 42% e 41% nos dois cenários apresentados.
Na mais recente pesquisa do PoderData, realizada de 25 a 27 de outubro deste ano e publicada no dia 27 de outubro, caso o primeiro turno da Eleição para presidente da República fosse hoje, 35% do eleitorado jovem na faixa etária de 16 a 24 anos votariam em Lula (PT) contra 29% a favor de Bolsonaro.
Bolsonaro aparece com o melhor desempenho entre os grupos de 45 a 59 anos e 60 anos ou +, com 32% das intenções de votos. Nessa faixa etária, Lula ficaria com 41% e 35%.
O melhor resultado para Lula está no segmento seguinte, de 45 a 59 anos, melhor desempenho que Lula.
Entre os eleitores de 25 a 44 anos, Bolsonaro teria 21% das intenções de voto e Lula, 31%.
Da Redação, com informações do UOL
Leia Mais: