fbpx

terça, 18 de janeiro de 2022

Pesquisa aponta Puga como vencedor do segundo turno na Ufam

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

15 de março de 2021

Compartilhe

PESQUISA APONTA PUGA COMO VENCEDOR DO SEGUNDO TURNO NA UFAM

Uma pesquisa interna sobre o segundo turno das eleições para reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) aponta o reitor licenciado Sylvio Puga como o favorito para vencer. De acordo com a pesquisa, Puga receberia 55% dos votos, enquanto seu opositor, Marco Antônio de Freitas, o Marcão, seria o preferido de 45% do eleitorado universitário. A vantagem de Puga, de acordo com a pesquisa, seria decorrente da preferência de seu nome junto ao corpo docente da universidade. Grande parte dos professores, aliás, chegou a assinar um manifesto em favor da candidatura de Puga antes do primeiro turno das eleições.

___

AMEAÇAS A FILHA DE PAZUELLO

Andréa Barbosa, ex-esposa do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, denunciou em suas redes sociais neste fim de semana ameaças que a filha adolescente de 13 anos do casal vem recebendo em seu celular. A postagem, apagada posteriormente, trazia a íntegra dos textos enviados à adolescente, terminando com “teu pai é um m**da se mata logo menina se enforca”. O caso é mais um triste exemplo de como pessoas inescrupulosas acabam envolvendo crianças e adolescentes, que a rigor não têm responsabilidade nenhuma sobre os atos dos pais, em contendas políticas.

___

PEDE PRA SAIR

Na postagem, a ex-esposa pede que o ministro deixe o cargo, afirmando que não o reconhece mais como a pessoa humana com quem conviveu durante anos: “Faço um pedido delicado: por amor à filha que você diz ser o único e grande amor da sua vida, sai disso. Apenas sai disso”. Andréa Barbosa afirma, ainda, em sua postagem que pediu ajuda a Pazuello e ficou no “vácuo”. As mensagens enviadas à filha de Pazuello fazem menção às “trapalhadas no momento mais sério da pandemia no Brasil” e que “o ministro vem enfraquecendo a imagem do governo”.

Veja a postagem que foi apagada:

___

‘TRAIDOR DO AMAZONAS’

As ameaças à família do ministro não são novidade. A ex-esposa e a filha de Pazuello até já se mudaram de Manaus em janeiro deste ano por esse motivo. Pazuello tem sido acusado de ser “traidor do Amazonas”. Em outra postagem – essa não apagada –, Andréa fala sobre a saída de Manaus. Diz que saiu pela sensação de impotência e pela tristeza de ver sua gente “morrendo jogada ao descaso, à própria sorte”. “Mas houve um motivo maior: as milhares de ameaças que recebi aqui nesse Facebook, que envolviam minha filha”, diz na postagem.

___

TIRO DE FUZIL EM FORMIGA

A denúncia de ameaças à filha chegam em um momento em que o ministro passa por um delicado processo dentro do governo. Mesmo com a afirmação de que permanece ministro e que o presidente não pediu que entregasse seu cargo, tudo indica que sua permanência à frente da pasta se tornou insustentável. Diante disso, a ex-esposa, também em suas redes sociais avisa: “E quero dizer àqueles que ainda me associam ao meu ex marido, que sou alvo errado viu? Vocês estão dando tiro de fuzil em formiga”.

___

BODE EXPIATÓRIO

A grande verdade é que Eduardo Pazuello será utilizado como bode expiatório em todo este processo. Seu grande erro foi rezar pela cartilha do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Todos os seu atos sempre foram pautados pelas vontades do chefe. Não contrariar seu líder máximo sempre foi sua missão. Vai sair como incompetente no comando da Saúde. Mas, na verdade, nunca comandou. Sempre obedeceu às ordens do verdadeiro comandante. O incompetente, portanto, é outro.

___

COMITIVA DA BÊNÇÃO

O apóstolo Renê Terra Nova, presidente do Ministério Internacional da Renovação (MIR), sediado em Manaus, é um dos integrantes de uma comitiva de pastores liderada por Silas Malafaia, que tem um encontro nesta segunda-feira (15) com o presidente Jair Bolsonaro. Na pauta, a renovação do pacto de colaboração entre os pastores evangélicos e seus rebanhos num momento em que o governo Bolsonaro enfrenta queda na aprovação e apoio popular.

___

ALIADOS DE WILSON NA CMM

Os vereadores aliados ao governador Wilson Lima (PSC), também seus colegas de partido, Caio André e Daniel Vasconcelos, saíram em defesa do governo sobre a decisão da Justiça em suspender o uso de R$ 150 milhões para compra de vacinas. Acontece que a juíza Jaiza Fraxe havia determinado, em um prazo de 10 dias, que Wilson Lima comprasse vacinas para imunizar 70% da população. NNo entanto além do tempo inviável para a compra, não há vacinas disponíveis para a venda no mercado. Por essa razão, os apoiadores do governo se posicionaram para esclarecer e defender o governador.

Leia mais sobre Política

Prefeito de Rio Preto diz que ‘religião e bolsonarismo’ boicotam vacinação

Anderson Sousa disse que em Rio Preto da Eva tem dado suporte à vacinação até na zona rural, mas que o empecilho tem sido os líderes religiosos que são contra a vacina.

18 de janeiro de 2022

Municípios com baixo índice de vacinação faltam em reunião com Wilson Lima

Reunião vem após fala do governador sobre preocupação com índices de vacinação. Alguns prefeitos culparam a internet como responsável por falhas na atualização dos números.

18 de janeiro de 2022

Governo anuncia retorno do Vacina Amazonas em Iranduba para este sábado

O anúncio foi feito pelo governador Wilson Lima como uma das medidas para que os municípios do interior avancem no número de pessoas vacinadas em todo o Amazonas.

18 de janeiro de 2022

Mário de Mello e Josué Neto vão julgar contas do Governo e Prefeitura

O Pleno do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) definiu os relatores das contas do governador Wilson Lima e do prefeito de Manaus, David Almeida, para o exercício de 2022.

18 de janeiro de 2022

Vanda Witoto entra no Rede para fortalecer candidaturas indígenas

Vanda Witoto filia-se à Rede Sustentabilidade para fortalecer candidaturas indígenas em defesa dos povos tradicionais da floresta e da representatividade das mulheres.

18 de janeiro de 2022

MPs e Defensorias recomendam passaporte vacinal ‘geral’ no AM

Para os MPs e Defensorias, não há justificativa na exceção para que os estabelecimentos em geral fiquem sem exigir a comprovação vacinal contra a Covid-19 dos clientes.

18 de janeiro de 2022

Livro sobre operação da Lava Jato em SC é incômodo para Dallagnol e Moro

Livro do jornalista Paulo Markun detalha operação da Lava Jato em SC apoiada por Dallagnol e que resultou no suicídio do reitor da UFSC sem que houvesse prova de crimes.

18 de janeiro de 2022

Manoel Ribeiro, o ‘Manoel Pracinha’, morre de infarto em Manaus

Uma das lideranças do comércio nos anos 70, Manoel Henriques Ribeiro foi vice-governador, prefeito de Manaus, presidente do Implurb e faleceu de infarto nesta terça-feira.

18 de janeiro de 2022