fbpx

domingo, 16 de maio de 2021

Para a grande mídia, Omar Aziz já é o presidente da CPI da Covid

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

16 de abril de 2021

Compartilhe

Matérias veiculadas na grande mídia nacional já dão como certo o nome do senador Omar Aziz (PSD) na presidência da CPI da Covid no Senado. Omar já teria apoio suficiente entre os integrantes da CPI para garantir sua eleição ao posto. O senador pelo Amazonas também teria o apoio do Governo Federal. O próprio Omar Aziz ainda não confirma a notícia, mas a assessoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) garante que o martelo já foi batido nesse sentido. Uma reunião na tarde desta sexta-feira (16) selaria definitivamente o acordo que já foi costurado nos bastidores.

___

BRAGA RENUNCIA

Embora tenha sido cogitada a possibilidade numa dobradinha amazonense, com Omar Aziz na presidência da CPI e Eduardo Braga (MDB) na relatoria, fontes do RealTime1 garantem que Braga renunciou à possibilidade de ser relator da CPI, em reunião na manhã desta sexta-feira (16). Renan Calheiros (MDB-AL), portanto, seria o escolhido para a relatoria. Governistas teriam procurado Omar para pedir que não escolhesse Renan como relator. Procurado, Eduardo Braga, o outro nome cotado para o posto, entretanto, não quis se indispor com o colega de partido.

___

‘AMAPAENSE

Matéria publicada no site de um jornal de circulação nacional cometeu o mesmo erro que fez com que vacinas destinadas ao Amazonas fossem parar no Amapá. Ao comentar a possibilidade do senador Eduardo Braga (MDB) ser relator da CPI da Covid, afirmou que “o senador amapaense não quis entrar em disputa com seu correligionário”. O correligionário seria Renan Calheiros (MDB), apontado como o nome escolhido para a relatoria. Confundir a sigla AM com Amapá não é tão raro na mídia. Randolfe Rodrigues também já foi indentificado como senador pela Rede-AM.

___

FAKE NEWS

O governador Wilson Lima (PSC) iniciou sua live desta sexta-feira (16), na qual atualizou a situação epidemiológica no Amazonas e o decreto de restrição de circulação de pessoas em espaços e vias públicas, desmentindo informações falsas de que teria havido desperdício de doses de vacina no Estado. O governador foi enfático ao afirmar que nenhuma dose foi desperdiçada e que o que há em estoque é reserva técnica e doses que ainda não foram retiradas pelos municípios.

___

FORÇA-TAREFA

O deputado estadual Fausto Jr. (MDB) defendeu nesta quinta-feira (16) a realização de campanha de conscientização sobre a importância da segunda dose da vacina contra o coronavírus. A campanha seria realizada mediante uma parceria entre a Assembleia Legislativa, câmaras municipais, prefeituras e Governo do Estado. A ideia é unir esforços para alertar a sociedade sobre os riscos de quem não tomou a segunda dose da vacina.

___

LEGADO

Aliás, o trabalho realizado pelo governo de Wilson Lima para redução no número de casos de Covid-19 no Amazonas continua sendo elogiado e servindo de referência para outros Estados, onde os números da pandemia só crescem. Enquanto as ações realizadas para conter o avanço do coronavírus dão resultado, o aumento no número de leitos clínicos e de UTIs ficará como legado para o sistema de Saúde do Amazonas.

___

PLANEJAMENTO

O deputado sugeriu também ao Governo do Estado que faça um planejamento antecipado do impacto econômico que seria causado por uma terceira onda da pandemia. O objetivo seria auxiliar empresários e criar meios para diminuir uma avalanche de demissões, como aconteceu no setor de bares e restaurantes do Amazonas nos últimos meses.

___

AGLOMERAÇÃO

A partida entre Flamengo e Vasco na noite desta quinta-feira foi mais uma exibição de que a população não faz a mínima cerimônia quando há uma oportunidade de aglomeração. Com os bares do Eldorado fechados, a turma lotou outros bares da área do Parque Dez e em outros bairros da cidade. Regras de distanciamento, como a ocupação de apenas 50% da capacidade dos estabelecimentos foram solenemente ingnoradas mais uma vez. Caso haja a necessidade de fechamento por conta de uma terceira onda, os empresários do setor são os primeiros a reclamar de uma situação que eles mesmos contribuíram para que ocorresse.

___

VANDALISMO

O deputado federal Delegado Pablo (PSL) está sendo acusado por alguns internautas de incentivar vandalismo em outdoors. O deputado postou em suas redes sociais uma foto com o “antes” e o “depois” de um outdoor. A peça publicitária trazia os dizeres “Os trabalhadores do Amazonas querem Lula de novo! #forabolsonaro”. No “depois”, o #forabolsonaro foi pichado e no lugar acrescentado “na cadeia”. O deputado comenta na postagem: “Atualização concluída com sucesso. A nossa bandeira jamais será vermelha”.

___

MULTA SUBSTANCIAL

O ex-prefeito de Anamã, Raimundo Pinheiro da Silva, recebeu uma multa do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) por irregularidades cometidas no exercício de 2017. O curioso é que, naquele ano, o município gastou R$ 22 milhões, incluindo folha de pagamento e todas as despesas da prefeitura.  Ou seja, a multa equivale a 5% de todo o gasto do município de Anamã naquele ano. Haja irregularidade!

___

HERMETO EM MANAUS

O grupo Abner Viana Ensemble lançou, na manhã desta sexta-feira (16) o videoclipe da música “Frevando em Manaus”, composição do gênio musical Hermeto Pascoal feita na década de 1990 em homenagem à capital amazonense. A criação de Hermeto Pascoal ganhou arranjo inédito e videoclipe do coletivo de artistas Abner Viana Ensemble. O videoclipe foi lançado às 10h e pode ser conferido no YouTube pelo link http://bit.ly/FrevandoManaus .

Leia mais sobre Política

PSDB-AM lamenta morte de Bruno Covas: ‘é exemplo a ser seguido’

Arthur Neto e Luiz Alberto Carijó falaram dos ideais de Covas e destacaram que ele é um exemplo a ser seguido pela militância partidária.

16 de maio de 2021

Omar destaca erro na condução da pandemia e desinteresse por vacinas

O senador Omar Aziz preside a CPI da Covid e fez estas afirmações durante entrevista à GloboNews; Aziz diz que todos sabem que houve 'erro' na condução da pandemia.

16 de maio de 2021

Inspirado na Netflix, grupo lança ‘Bolsoflix’; assista a um dos vídeos

Desde a última sexta (14), um site foi ao ar, reunindo uma série de vídeos do presidente Jair Bolsonaro e seus aliados do Governo Federal; confira o trailer.

16 de maio de 2021

Sem máscara, Bolsonaro pede aprovação do voto impresso e ataca Lula

O presidente Jair Bolsonaro compareceu hoje a atos pró-governo. Com queda na aprovação de seu governo, ele disse aos manifestates que mudanças não são imediatas.

15 de maio de 2021

Empate: população está dividida sobre impeachement de Bolsonaro

A pesquisa DataFolha divulgada hoje (15) indica um empate técnico entre as pessoas que aprovariam, ou não, um processo de impeachement ao presidente Jair Bolsonaro.

15 de maio de 2021

Bancada reage à permissão para Pazzuello ficar calado na CPI

Interrogado na próxima quarta-feira (19) o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazzuello, assegurou no Supremo Tribunal Federal uma liminar que garante o direito de ficar calado.

15 de maio de 2021

Fachin nega pedido da Polícia Federal e não vai investigar Dias Toffoli

Fachin determinou que é preciso aguardar o plenário da Corte se manifestar sobre o tema. O ministro enviou o processo para o plenário virtual do STF.

15 de maio de 2021

Saúde não teve mais recursos pois Governo não contava com segunda onda

Em ofício, o Ministério da Economia indicou que não destinou mais recursos para Saúde na LOA em 2021, pois o ministério não contava com o recrucidamento da pandemia.

15 de maio de 2021