quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Pacientes com Covid devem ser transferidos para outros estados

Levantamento do Ministério da Saúde mostra que a transferência dos pacientes vai desafogar a rede pública de Manaus e não irá sobrecarregar os estados que os receberão.
COMPARTILHE

Um Plano de Cooperação entre o Amazonas, o Distrito Federal e outros quatro estados brasileiros foi anunciado pelo governador Wilson Lima nesta quinta-feira (14).

O objetivo é enviar pacientes com quadro moderado de Covid-19 para os estados de Goiás, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, além de Brasília.

O objetivo é que eles possam para dar continuidade ao tratamento clínico da doença e, assim, desafogar a rede pública de saúde do Amazonas.

O secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde (MS), coronel Franco Duarte, destacou que foi feito um estudo com todos os estados brasileiros, afim de que fossem identificados o nível de ocupação dos leitos de suas unidades hospitalares.

“Tudo para não sobrecarregar também o sistema [de saúde] deles. Agora, os pacientes, em fase moderada da doença, podem ser transportados em segurança”, disse o secretário do MS.

A transferência dos pacientes terá o apoio logístico da Força Aérea Brasileira (FAB).

Texto: Rosianne Couto

Leia Mais:

COMPARTILHE