fbpx

quinta, 30 de junho de 2022

Número de eleitores entre jovens e mulheres cresce no Amazonas

O analista político Helso do Carmo, afirmou ao RealTime1 que o crescimento no número de eleitores já é aguardado e que, apesar de pequeno, deverá alterar o cálculo das vagas.

28 de maio de 2022

Compartilhe

Número de eleitores mulheres ainda supera o número de eleitores homens (Foto: Reprodução)

O aumento no número de eleitores do Amazonas, ainda que não esteja consolidado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deve impactar diretamente no quociente eleitoral, que é o cálculo para a distribuição de vagas na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e na Câmara Federal.

De acordo com as estatísticas de evolução do eleitorado do TSE, o Amazonas contava com 2.503.269 eleitores em novembro de 2020, época das últimas eleições. Dados mais recentes, de abril deste ano, mostram que o número subiu para 2.508.795, um acréscimo de 5.526 eleitores, ou 0,2%.

O analista político Helso do Carmo, afirmou ao RealTime1 que o crescimento no número de eleitores já é aguardado e que, apesar de pequeno, deverá alterar o cálculo das vagas a serem preenchidas pelos candidatos.

”Isso vai influenciar um pouco no quociente eleitoral para eleger deputados estaduais e federais. No final do mês que vem ou em meados de julho teremos os números mais precisos”, indicou.

Amazonas agora tem mais jovens aptos a votar

O eleitorado jovem (16 a 24 anos) aumentou 3,2%, indo de 463.389 em novembro de 2020 para 479.021 em abril desse ano, o que representa 15.632 novos eleitores nesta faixa etária.

Helso comenta que essa faixa etária tende a ser contrária à postura de Bolsonaro, por exemplo, mas que “a falta de vontade dos jovens em comparecer às urnas ainda é grande”.

”No eleitorado jovem estaria um eleitorado que, teoricamente, teria mais refração ao presidente Bolsonaro, mas isso não quer dizer que ele não vá receber votos dessa faixa etária. O TSE chegou a fazer uma campanha para aqueles jovens que ainda não são obrigados a votar [16 e 17 anos], mas ainda que tenha aumentado o número desses eleitores, o desinteresse ainda é grande”, alertou o analista político.

Questionado sobre o que o novo número de eleitores jovens poderia trazer como impactos nas eleições, Helso afirma que apesar do aumento, principalmente para eleitores de 16 e 17 anos – que não são obrigados a votar -, o número é baixo. Ele afirma que o voto feminino ainda tem mais poder.

Mulheres ainda são maioria

Atualmente o estado com 51,8% de eleitoras contra 48,1% de eleitores. O eleitorado feminino teve um aumento maior em relação ao número de jovens.

Em novembro de 2020 o estado tinha 1.283.669 eleitoras, já em abril de 2022 esse número subiu para 1.299.903. Um aumento de 16.234 eleitoras ou 1,2%.

O analista comenta que apesar da vontade feminina em querer participar do processo democrático, a dificuldade em ter mulheres nos cargos elegíveis e até mesmo os alinhamentos partidários implicam no resultado.

”O pais está na retaguarda de representatividade feminina nas casas parlamentares. As mulheres estão mais interessadas em votar mas, infelizmente, por conta de direcionamentos partidários, elas acabam não tendo voto, o dinheiro [para as campanhas] não chega até elas”, explicou Helso.

Texto: João Luiz Onety

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Comissão realiza oitivas sobre falta de segurança em terra indígena

Comissão vai pedir providências sobre os assassinatos de Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, além de apurar a omissão do poder público na segurança dos indígenas.

30 de junho de 2022

Wilson entrega mais de R$ 10 milhões em materiais para Operação Enchente 2022

A entrega de 19 lanchas rápidas e 300 purificadores, que juntos somam o investimento de R$ 10,8 milhões dão continuidade nas ações de enfrentamento da enchente 2022.

30 de junho de 2022

‘Wilson Lima tem habilidade e é um dos favoritos da eleição’ , diz Hissa

Pré-candidato pelo Avante, Hissa Abraão afirmar que vai lutar pela Reforma Tributária e pela revisão dos impostos para que a classe média pague menos que os mais ricos.

30 de junho de 2022

‘Mesmo sob ditadura camuflada, golpe não virá’, avalia um dos criadores do PT

Foragido político por 15 anos, Carlos Augusto, para muitos Raimundo Cardoso viveu escondido em Manaus; integrou o PCdoB na década de 70 e está no PT há 43 anos.

30 de junho de 2022

Governo suspende publicações em redes sociais até o fim da eleição

Medida atende vedação prevista na legislação eleitoral que visa dar igualdade de disputa na corrida eleitoral minimizando o peso da máquina pública na eleição.

30 de junho de 2022

Federação PT, PV e PCdoB confirma pré-candidatos em 1º de agosto

O presidente estadual do PCdoB no Amazonas já definiu os nomes que vão ocupar as oito vagas da sigla na federação, sendo seis para Aleam e dois para a Câmara Federal.

30 de junho de 2022

Valdemir Santana ‘sonha’ com Lula no palanque de Ricardo Nicolau

Como motivos, o presidente municipal do PT destacou o apoio do Solidariedade, de Nicolau, em defesa da ZFM e a atuação da família do deputado no combate à Covid-19.

30 de junho de 2022

Maioria dos pré-candidatos ignora Dia do Orgulho LGBTQIA+ na Internet

Quase todos são pré-candidatos de partidos da esquerda, que devem disputar as eleições deste ano no Amazonas, lembraram da data e fizeram menções nas redes sociais.

30 de junho de 2022