fbpx

sexta, 23 de julho de 2021

Novela da BR-319 deve durar pelo menos mais quatro anos, diz Dnit

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

24 de junho de 2021

Compartilhe

A pavimentação da BR-319 tem cada vez mais se mostrado como uma provável promessa de campanha de reeleição do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Após o ministro da infraestrutura, Tarcísio de Freitas, declarar que será impossível finalizar as obras da rodovia neste mandato do presidente, agora o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) apresentou uma estimativa atestando que a recuperação total da BR-319 levaria cerca de quatro anos. Ao contrário do que fez o ministro, o Dnit não vinculou a conclusão da obra à reeleição do presidente. O recado, entretanto, está dado.

___

BALDE DE ÁGUA FRIA

O discurso agora revelado por instituições do governo federal é um balde de água fria no clima de “agora vai” criado por bolsonaristas acerca da pavimentação da BR-319. A estimativa foi apresentada pelo Dnit em audiência pública capitaneada pelo deputado federal Sidney Leite (PSD) em Brasília, na tarde desta quarta-feira (23). Além de representantes do Dnit, a audiência reuniu técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Ministério de Infraestrutura.

RECORDE NA ALEAM

Com uma duração de exíguos 45 minutos, a sessão desta quinta-feira (24) na Aleam bateu recorde de curta duração às quintas-feiras. Pelo menos desde que a coluna começou a monitorar a série histórica de #QUINTOU da Casa Legislativa. Os deputados deviam estar ansiosos para comemorar o Dia de São João. O mais interessante é que o presidente da Casa, Roberto Cidade (PV), desejou bom fim de semana a seus colegas ao encerrar a sessão. Ou seja, o fim de semana dos deputados começa antes que o nosso, meros mortais.

___

JÁ VAI TARDE

Um dos únicos deputados estaduais que se faz presente em todas as sessões e sempre se pronuncia na Tribuna da Aleam, fazendo jus ao título de parlamentar, Serafim Corrêa (PSB) dedicou seu pronunciamento desta quinta-feira (24) à exoneração do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. “É homem um que não tem condições de ser ministro, muito menos ministro do Meio Ambiente. Estimula as queimadas, estimula a invasão, estimula o garimpo ilegal e isso leva o Brasil a ter um passivo ambiental enorme perante o mundo. Já vai tarde. Prestou desserviços ao Brasil”, disse Serafim.

___

JOANA COM COVID

A deputada estadual e líder do governo na Aleam, Joana Darc (PL), anunciou em suas redes sociais que está com Covid-19. Após passar meses de licença-maternidade, a deputada voltou a retomar suas atividades gradualmente nas últimas semanas. Já esteve na tribuna da Aleam e já até realizou uma viagem ao interior do Estado. Agora, anunciou o cancelamento de todos os compromissos de sua agenda nos próximos 14 dias.

___

‘EFEITO BOMBA’

A saída de Ricardo Salles do governo Bolsonaro se deu após a informação da existência de provas com “efeito bomba” no STF contra Salles, com grandes possibilidades de comprometer a atual gestão federal. Após segurar até onde pôde um de seus mais fiéis ministros, o presidente decidiu que era hora de soltar a mão de Salles. A informação foi dada pela coluna Radar, da revista “Veja”.

___  

MAIS ESCÂNDALO

A exoneração de Ricardo Salles se dá também no mesmo dia em que outra “bomba” estourou no colo do governo Bolsonaro: a compra das vacinas Covaxin. Nas redes sociais, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI da Covid no Senado, denunciou o fato de que, ao saber da descoberta de um possível enorme esquema de corrupção, o Governo Federal decidiu ameaçar o servidor que denunciou o esquema, em vez de investigar os responsáveis pela irregularidade na compra das vacinas.

___

CELEBRANDO BOAS NOTÍCIAS

O governador Wilson Lima (PSC) teve dois bons motivos para comemorar nesta quarta-feira (23). Uma delas, o próprio governador comunicou em suas redes sociais: Manaus não registrou nenhuma morte por Covid em 24 horas. Wilson afirmou que a notícia traz esperanças. A outra é a parceria, anunciada após reunião virtual com representantes da Coca-Cola Brasil, nesta terça-feira (22). A companhia informou que vai amadrinhar 58 municípios do interior do Amazonas com o suporte necessário para acelerar a vacinação contra a Covid-19.

___

TJAM COMEMORA 130 ANOS

Com uma solenidade virtual transmitida pelo canal da instituição no YouTube, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) vai celebrar seu aniversário de 130 anos no dia 8 de julho. O aniversário é no dia 4 de julho, mas a comemoração virtual se dará quatro dias depois. O evento também marcará um ano da gestão do desembargador Domingos Chalub e das desembargadoras Carla Reis e Nélia Caminha Jorge no Judiciário amazonense.

___

DE OLHO NOS SERVIÇOS PÚBLICOS

Um intercâmbio permanente de informações, a fim de viabilizar a fiscalização do Procon-AM em relação a serviços públicos como como o abastecimento de água, o esgotamento sanitário, a iluminação pública, o estacionamento rotativo pago Zona Azul, entre outros, é o objeto do convênio de cooperação técnica firmado na manhã desta quinta-feira (24) entre a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM).

Leia mais sobre Política

E-mails da Saúde atestam que Manaus serviu como ‘cobaia’ na pandemia

Documentos encaminhados a CPI da Covid mostram que Ministério mandou 11 médicos para Manaus no auge da segunda onda com a missão de disseminar uso do tratamento precoce.

23 de julho de 2021

Joice Hasselman é agredida e recebe solidariedade da bancada feminina

Deputada federal por São Paulo revelou que sofreu um possível 'atentado' enquanto assistia séries de televisão na sala do apartamento funcional onde mora em Brasília.

23 de julho de 2021

Criação de leis relacionadas à pandemia não foi prioridade na Aleam

Mesmo com 12% dos projetos de lei apresentados pelos deputados estaduais tratando de temas relacionados à pandemia, apenas seis deles foram transformados em Lei.

22 de julho de 2021

Flávio Bolsonaro é vacinado no Rio e agradece ao pai ‘negacionista’

Após publicar, em janeiro, post em rede social dizendo que não se vacinaria, filho do presidente foi, nesta quinta-feira, a um posto de saúde e recebeu a dose da AstraZeneca.

22 de julho de 2021

Parceria entre Governo e Infraero vai modernizar aeródromos do AM

Há 13 aeródromos em oito calhas do Amazonas. Haverá a execução de projetos, captação de recursos e fiscalização de obras aeroportuárias no Estado.

22 de julho de 2021

Tenente do Exército fala em ‘meter fogo’ em índios isolados no AM

"Vocês têm de cuidar dos índios isolados, porque senão eu vou, junto com os marubos, meter fogo nos isolados”, disse Henry, durante reunião na aldeia Paulinho.

22 de julho de 2021

Guedes: Onyx e Nogueira melhoram laços de Bolsonaro com Senado

O anúncio dos nomes de Lorenzoni e Nogueira para comandar as duas pastas foi feito nesta quinta-feira pelo presidente Jair Bolsonaro.

22 de julho de 2021

Alexandre Saraiva adverte Braga Netto sobre o risco de prisão por desordem

Ex-superintendente da Polícia Federal no Amazonas escreveu numa rede social que o ministro poderia ser preso por tentativa de atrapalhar a eleição e promover a desordem.

22 de julho de 2021