fbpx

quarta, 28 de julho de 2021

Marcelo Serafim pede que FVS-AM inclua grupo de 12 a 17 anos na vacinação

Órgão de vigilância em saúde explicou que é responsável pela distribuição das vacinas contra Covid no Estado e que é o Ministério da Saúde quem define os grupos prioritários.

15 de junho de 2021

Compartilhe

Vereador e líder do prefeito na Câmara Municipal de Manaus afirmou que Semsa tem estoque da Pfizer para vacinar adolescentes (Foto: Divulgação)

O líder do prefeito David Almeida na Câmara Municipal de Manaus, Marcelo Serafim (PSB), afirmou que pedirá à Fundação de Vigilância em Saúde do Estado (FVS-AM) a inclusão na campanha de vacinação contra a Covid-19 no Estado os adolescentes de 12 a 17 anos de idade. Mais especificamente jovens desta faixa etária que seja Pessoas com Deficiência (PcD) ou tenha alguma comorbidade.

Na sessão da CMM, nesta terça-feira (15) de manhã, Serafim embasou seu apelo à FVS-AM citando a autorização dada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na sexta-feira passada, para o uso do imunizante da Pfizer no público de 12 a 15 anos no país. A vacina da farmacêutica norte-americana já tinha registro para aplicação em toda a população maior de 16 anos.

“Eu quero fazer aqui um apelo à FVS que libere de forma imediata, com o estoque que já temos na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa-Manaus), a vacinação de crianças de 12 a 17 anos que tenham comorbidades ou que sejam PcD. Não tem nenhuma lógica e não tem nenhum porquê retardar a vacinação desse grupo”, disse Marcelo Serafim. “É um apelo que faço para que a FVS logo edite a Nota Técnica liberando as crianças de 12 a 17 anos para se vacinarem com a vacina da Pfizer”, completou o vereador. 

Com o aval da Anvisa, a bula da vacina da Pfizer passa a incluir também todos os adolescentes a partir de 12 anos. A farmacêutica foi a primeira fabricante do mundo a anunciar resultados de seu estudo em adolescentes de 12 a 15 anos, no início de maio.

O portal RealTime1 entrou em contato com a assessoria da FVS-AM sobre o apelo do parlamentar da CMM. O órgão de vigilância em saúde esclareceu que somente o Ministério da Saúde recomenda e define quais grupos/públicos terão prioridades na Campanha Nacional de Vacinação e que a FVS-AM é responsável pela distribuição dos imunizantes enviados pelo Governo Federal aos municípios do Estado, incluindo a capital Manaus.

Em nota, a FVS-AM informou ao portal “que, atualmente, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 está disponível para 28 grupos prioritários e simultaneamente para pessoas de 18 a 59 anos sem comorbidades”.

Público vacinável

O vereador Marcelo Serafim também informou que 143 mil doses de vacinas para as pessoas de 40 a 51 anos residentes em Manaus foram aplicadas durante o mutirão realizado em conjunto entre Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus, no último final de semana. 

De acordo com o líder do prefeito na Casa Legislativa, 40% da população vacinável da capital, cerca de 1,6 milhão de habitantes, já está imunizada. Ele ainda afirmou que mais de 610 mil pessoas receberam a primeira dose das vacinas até o momento.

Texto: Diogo Rocha

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Judeus discutem ‘paz’ com deputada que recepcionou neta de nazista

Evento, organizado pelo rabino da sinagoga BetShalom de Manaus, acontece uma semana após a deputada Bia Kicis receber, na Câmara Federal, a deputada Beatrix von Storch.

28 de julho de 2021

Praça Nestor Nascimento vai ganhar placa e será reinaugurada, diz David Reis

Oscarino Varjão, o ventríloquo que deu vida ao personagem Peteleco, também será homenageado no local e ganhará um busto exposto no espaço localizado na Praça 14.

28 de julho de 2021

‘Isso é fake news’, diz Marcus Barros sobre candidatura ao Senado

Indicado por veículos de imprensa como provável candidato ao Senado pelo PT, Marcus Barros afirma que nunca recebeu convite e que não o aceitaria.

28 de julho de 2021

Recado antidemocrático de Braga Netto era para STF e não para Lira

Na semana passada, a manchete do Estadão mostrou um recado do ministro da Defesa, general Braga Netto, condicionando às eleições a aprovação do voto impresso.

28 de julho de 2021

No Dia do Agricultor, AM destaca investimentos e avanços no setor rural

O Idam, neste dia, ressaltou o compromisso de intensificar ainda mais a presença no campo para assistir os mais de 80 mil agricultores familiares do Amazonas.

28 de julho de 2021

David pede que CMM revogue lei que ‘apaga’ memória de Nestor

Secretaria de Comunicação do município confirmou que o prefeito vai encaminhar um projeto pedindo para revogar a lei que trocou o nome de praça que homenageia líder negro.

28 de julho de 2021

Polêmico ‘PL da Grilagem’ é desafio pós-recesso para Bosco Saraiva

O projeto de Lei nº 2633 tramita desde 2019 na Câmara dos Deputados, mas enfrenta crítica dentro e fora do mundo político por facilitar a grilagem de terras.

28 de julho de 2021

No Dia do Agricultor, Governo Federal usa imagem de caçador para homenagem

A imagem escolhida para publicação do Dia do Agricultor nas redes sociais da @SecomVC, do Governo Federal, recebeu um enxurrada de críticas e foi considerada um 'absurdo'.

28 de julho de 2021