fbpx

terça, 15 de junho de 2021

Marcellus Campelo prepara dossiê para apresentar à CPI da Covid

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

11 de junho de 2021

Compartilhe

Fontes do RealTime1 informam a coluna que o ex-secretário de Saúde do Amazonas Marcellus Campêlo está se municiando de um verdadeiro dossiê para apresentar à CPI da Covid no Senado. O depoimento do ex-secretário está marcado para a próxima terça-feira (15). Marcellus está reunindo documentos que mostram, cronologicamente, todos os fatos ocorridos que culminaram na crise de oxigênio em Manaus, em janeiro deste ano. O material preparado por Marcellus deve colocar em xeque as versões apresentadas pelo ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello à CPI.

___

DEPOIMENTO ESCLARECEDOR

Vale lembrar que o envolvimento de Marcellus Campêlo na quarta fase da operação Sangria em Manaus foi considerado uma injustiça por algumas autoridades política do Estado. A operação levou em conta o aluguel do Hospital Nilton Lins em janeiro de 2021, o que nunca ocorreu, já que na ocasião o hospital foi requisitado – e não alugado – pelo Governo do Estado. O depoimento à CPI vai permitir que Marcellus esclareça esse e outros episódios aos senadores da CPI.

___

DO LADO DA CIÊNCIA

O médico infectologista Marcus Lacerda, da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, teve seu estudo sobre cloroquina e hidroxicoloquina defendido e elogiado pela cientista Natália Pasternark, ouvida na manhã desta sexta-feira (11) na CPI da Covid no Senado. O estudo, que é um dos responsáveis pelo banimento do uso do medicamento no tratamento da Covid-19 mundialmente, é citado sistematicamente pelo senador bolsonarista Luís Carlos Heinze (PP-RS), com informações falsas para desqualificar a pesquisa.

___

NA DEFESA DE WILSON

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) elogiou nas redes sociais a decisão do STF que desobrigou o governador Wilson Lima (PSC) de depor na CPI da Covid. Para o senador, a decisão foi “tão didática quanto cada macaco no seu galho”. “Não se trata de ser leniente com o governador do Amazonas. Uma CPI federal deve priorizar o que a PGR [Procuradoria-Geral da República] ignora solenemente: a omissão criminosa do Governo Federal”, postou o senador.

___

NA BASE

O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD), avisou em suas redes sociais que se ausentaria da sessão da comissão nesta sexta-feira (11). Omar avisou que, após uma semana produtiva em Brasília, estava partindo para Manaus para estudar documentos da CPI e se reunir com lideranças na capital amazonense. Questionado por um internauta sobre sua ausência na sessão da comissão, Omar respondeu: “Meu amigo Randolfe Rodrigues [senador pela Rede-AP] vai comandar com sua habitual competência”.

___

REPOSICIONAMENTO NO RANKING

Há meses longe das cinco primeiras colocações no ranking nacional de vacinação, o Amazonas deve se recolocar nas posições de liderança com o “viradão” anunciado pelo Governo do Estado neste fim de semana. A meta é vacinar 214 mil pessoas acima dos 40 anos, posicionando também Manaus nas primeiras colocações entre as capitais no ranking por faixa etária vacinada. Nesse quesito, as capitais do Nordeste estão mais bem posicionadas e as do Sudeste ocupam os últimos lugares. Até esta sexta-feira (11), Manaus já aplicou a primeira dose em 780 mil pessoas, das quais 301 mil também já receberam a segunda dose.

___

‘ARRAIAL DA VACINAÇÃO’

São Luiz, no Maranhão, também vai realizar um mutirão de vacinação neste fim de semana, se posicionando como líder absoluta de vacinação por faixa etária entre as capitais. O “Arraial da Vacinação” vai durar 41 horas, começando nesta sexta-feira (11), às 19h, e só parando no domingo (13), ao meio-dia. Serão vacinadas todas as pessoas acima de 29 anos. Por ironia, São Paulo, onde são produzidas as vacinas CoronaVac, ocupa o último lugar, entre as capitais, não tendo nem começado a vacinar adultos sem comorbidades. A previsão por lá é começar a vacinar pessoas de 58 e 59 anos na segunda-feira (14).

___

TREINAMENTO

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) realizou treinamento com mais de 30 agentes, na manhã desta sexta-feira (11) para a operacionalização da campanha “Vacina Amazonas”. O treinamento teve início às 9h, no auditório da sede da FVS, e foi destinado aos agentes da fundação que atuarão nos postos de vacinação, que funcionamento por 32 horas seguidas com o objetivo de vacinar todos habitantes de Manaus acima de 40 anos.

___

CAFÉ DA MANHÃ

A companhia aérea Azul promoveu um café da manhã, nesta quinta-feira (10), em Brasília, para anunciar que irá operar voos para oito cidades amazonenses: São Gabriel da Cachoeirinha, Barcelos, Apuí, Eirunepé, Itacoatiara, Humaitá, Borba e Novo Aripuanã. O encontro contou com a presença do deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos), além dos vereadores de Manaus Daniel Vasconcelos (PSC), Rosivaldo Cordovil (PSDB) e Professor Fransuá (PV). O ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes Freitas, também participou do evento.

___

‘CHAMA NO ZAP’

O deputado estadual Fausto Júnior (MDB) preparou cards para divulgar em grupos de aplicativos de mensagens um canal direto com os cidadãos. Por meio do número 99416-4343, os cidadãos do Amazonas poderão entrar em contato com o parlamentar, enviando ideias, sugestões, dúvidas e críticas.

Leia mais sobre Política

Privatização da Eletrobrás em debate no Senado já tem voto contra do AM

Os senadores amazonenses Omar Aziz (PSD) e Plínio Valério (PSDB) anunciaram seus votos contrários ao texto aprovado na Câmara dos Deputados.

15 de junho de 2021

Braga ‘esquece’ que defendeu abertura do comércio em dezembro

Crítico da gestão de Wilson Lima (PSC) e em busca da cadeira de governo do Estado, o senador Eduardo Braga (MDB) chegou a afirmar que não era "hora de fechar o comércio".

15 de junho de 2021

Para comprometer Wilson, Braga flerta com governistas na CPI da Covid

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

15 de junho de 2021

Governo Federal não atendeu as demandas do Amazonas, diz ex-secretário

Em depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito, ex-secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo considerou que socorro a Manaus não foi o adequado e nem o esperado.

15 de junho de 2021

Marcelo Serafim pede que FVS-AM inclua grupo de 12 a 17 anos na vacinação

Órgão de vigilância em saúde explicou que é responsável pela distribuição das vacinas contra Covid no Estado e que é o Ministério da Saúde quem define os grupos prioritários.

15 de junho de 2021

Mayra recomendou tratamento precoce em Manaus, diz Campêlo à CPI

Apesar da recomendação, o ex-secretário informou à CPI da Covid que o governo jamais usou essa estratégia para conter o avanço da doença e a explosão de casos em Manaus.

15 de junho de 2021

Versão reforçada: crise de oxigênio em Manaus durou apenas 2 dias

Tese defendida pelo ex-ministro Eduardo Pazuello e pelo ex-secretário-executivo Élcio Franco sobre o desabastecimento de oxigênio em Manaus foi repetida por Marcellus.

15 de junho de 2021

Nunes Marques suspende quebra de sigilo de Élcio Franco na CPI

Nunes Marques suspendeu quebra de sigilo do ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde Elcio Franco e de Helio Angotti, secretário de Ciência e Tecnologia da pasta.

15 de junho de 2021