fbpx

sexta, 30 de julho de 2021

Manaus participa de ato nacional contra Governo Bolsonaro neste sábado

Neste sábado (19), organizações sociais, movimentos populares, fóruns e entidades da classe trabalhadora se unem em mobilização, a partir das 15h, na Praça da Saudade.

18 de junho de 2021

Compartilhe

Mobilizações em todo o país fazem parte do movimento intitulado Dia Nacional de Lutas (Foto: Reprodução)

A exemplo de outras cidades do Brasil, neste sábado (19), organizações sociais, movimentos populares, fóruns e entidades da classe trabalhadora pública e privada de Manaus participarão do ato nacional contra o Governo Bolsonaro. Na capital, a manifestação acontece a partir das 15h, tendo como ponto de partida a Praça da Saudade.

De acordo com a organização do movimento, a ideia do Dia Nacional de Lutas #19J é demonstrar o “descontentamento e indignação da população mais afetada com a negligência e descaso do presidente em relação às medidas de combate aos efeitos da pandemia no país, bem como as atitudes que só acentuaram o racismo, o machismo, as desigualdades sociais e o fascismo”.

Os organizadores do protesto também destacam que não é mais possível calar diante das crises política, sanitária e ambiental aprofundadas nesta gestão. Para eles, Bolsonaro segue banalizando as medidas de proteção contra a Covid- 19, que matou quase meio milhão de brasileiros e contaminou outras 18 milhões de pessoas até a data desta sexta-feira (18).

A organização também pretende usar o ato para protestar contra a reforma administrativa.

“A proposta vai provocar o caos na vida da população com privatizações, ingerência política e retorno das ‘rachadinhas’ no serviço público, com o loteamento de cargos”, afirma Luiz Cláudio Correa, presidente do Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho e Justiça Federal (SitraAM/RR), um dos organizadores do #19J.

O Dia Nacional de Luta #9J pede ainda que o valor do auxílio emergencial seja revisto e pago até o fim da pandemia, além de se mobilizar pela luta contra o corte de verbas na educação, contra as ameaças à Zona Franca de Manaus (ZFM) e o corte de verbas aos municípios do AM, por vacinação rápida e efetiva para todos, pela valorização do serviço público e pelo afastamento do presidente.

Medidas sanitárias

Nos atos ocorridos no dia 29 de maio, foi possível realizar as manifestações obedecendo às regras de segurança contra a Covid, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social, e dessa vez não será diferente. Ao longo de toda a semana aconteceram plenárias com o objetivo de mobilizar e detalhar a organização do ato, que orienta a participação apenas de pessoas fora dos grupos de risco e conscientes das regras de segurança.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

PEC do Voto Impresso pode ser votada por Comissão na próxima quinta

Para garantir o sigilo do voto, será proibido o uso de qualquer elemento de identificação do eleitor na cédula impressa.

30 de julho de 2021

Garantido no Senado até 2026, Plínio não quer se aventurar a vice em 2022

Senador acredita ser uma boa opção para uma terceira via na disputa pelo Governo do Amazonas, mas descarta formar chapa com o tucano Arthur Neto na Eleição majoritária.

30 de julho de 2021

Bolsonaro ressuscita boatos de fraude nas Eleições e não prova nada

Presidente há um ano diz ter provas de que houve fraude nas Eleições em 2018. Nesta quinta-feira (29), mais uma vez não cumpriu com a palavra ao não revelar provas.

29 de julho de 2021

Punições pelo uso indevido de dados pessoais começam a valer domingo

Quem infringir a lei fica sujeito a advertência, multa simples, multa diária, suspensão parcial ou total de funcionamento, além de outras sanções.

29 de julho de 2021

CPI centrará fogo nas plataformas de redes sociais que divulgaram mentiras

O senador Omar Aziz considera um absurdo a quantidade de mentiras e desinformação que circula nas plataformas de redes sociais a partir de robôs de internet.

29 de julho de 2021

Senador do AM chama procurador do MPF de ‘militante ambiental’

O procurador proibiu que o Ibama realize audiências virtuais para expor o estudo de impacto ambiental para licenciamento da BR-319. Órgão tem 10 dias para acatar a decisão.

29 de julho de 2021

Pazuello depõe em inquérito da PF que apura prevaricação de Bolsonaro

O ex-ministro da Saúde começou a depor às 10h e até o momento segue na superintendência da Polícia Federal em Brasília. Pazuello hoje trabalha na cozinha do Planalto.

29 de julho de 2021

Procurador pede que Coari suspenda festividades pelos 89 anos da cidade

A comemoração dos 89 anos da fundação de Coari, recheada de eventos, deve ser suspensa a pedido Ministério Público do Amazonas devido ao risco sanitário.

29 de julho de 2021