quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Mais dois amazonenses convocados para equipe de transição de Lula

Mais nomes para equipe de transição do governo Lula foram anunciados nesta terça-feira (22) pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), que coordena a transição.
COMPARTILHE

Os deputados federais Sidney Leite (PSD) e Zé Ricardo (PT) são os novos representantes do Amazonas na Comissão de Transição do governo do presidente eleito Lula (PT).

O anúncio foi feito pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, que coordena a transição de governo.

Zé Ricardo é economista e vai participar do Grupo Técnico de Desenvolvimento Regional. O parlamentar deixa a Câmara Federal no próximo ano, ele não conseguiu a reeleição em outubro.

O petista anunciou a atuação na equipe de transição pelas redes sociais com um vídeo, que mostra trecho do discurso dele feito na tribuna da Câmara na sessão desta terça-feira (22).

No discurso, José Ricardo disse que irá colaborar com reflexões e ações para o desenvolvimento da Amazônia, em especial do estado do Amazonas. O parlamentar também agradeceu ao presidente eleito e ao PT pelo convite.

“Queremos levar propostas, ouvir a sociedade, levar para o governo Lula essa grande preocupação com a Amazônia, com os povos amazônicas, a realidade dos povos indígenas. Projeto de desenvolvimento que possa levar em consideração a vida dos povos e não como está acontecendo hoje com desmatamento, miséria e prejuízos para toda a sociedade”, declarou o parlamentar.

Já o deputado Sidney Leite vai integra o Grupo de Trabalho Indústria, Comércio e Serviços. O parlamentar é jornalista e tem amplo conhecimento sobre a Zona Franca de Manaus, desde abril deste ano, ele preside a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara.

“Nossa participação será voltada para um trabalho desenvolvimento da indústria, já estou atuando nessa questão em nível nacional e local com um grupo de trabalho chamado: Política Industrial Brasileira, o resultado desse trabalho será apresentado ao novo governo, BNDES e outros bancos estatais”, diz Sidney Leite.

O deputado critica ainda a política econômica do ministro Paulo Guedes com a indústria. Que na análise do parlamentar são políticas totalmente desfavoráveis a industrialização do país.

Entre os exemplos, a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), redução que vale também aos produtos importados ou seja, países com menor carga tributária que o Brasil e com ampla mão de obra conseguem exportar produtos ao mercado brasileiro bem mais em conta que os fabricados aqui.

“O ministro Paulo Guedes se especializou em criar empregos fora do Brasil”, concluiu Sidney Leite.

Texto: Larissa Cavalcante e Caio Fonseca

Leia Mais:

COMPARTILHE