fbpx

quarta, 01 de dezembro de 2021

Luppi vem pacificar o PDT no Amazonas e garantir palanque para Ciro

Presidente nacional do PDT, Carlos Luppi virá ao Amazonas, em dezembro, para aplacar as diferenças entre o presidente estadual, Hissa Abrãao, e o deputado Adjuto Afonso.

9 de novembro de 2021

Compartilhe

Garantir um palanque para Ciro Gomes no Amazonas é uma das missões do presidente do PDT, Carlos Lupi, na viagem que fará ao Estado no início de dezembro (Foto: Reprodução)

A vinda do presidente nacional do PDT ao Amazonas, na primeira semana de dezembro, terá dois objetivos: pacificar a direção local, que vive uma disputa surda entre o presidente Hissa Abrãao e o deputado estadual Adjuto Afonso, e garantir um palanque para o presidenciável Ciro Gomes, que poderá ser o do deputado Ricardo Nicolau (Solidariedade).

A visita do dirigente foi anunciada por Adjuto nas redes sociais e rapidamente acendeu a bandeira amarela entre os aliados de Hissa. Eles lembram, contudo, que o ex-deputado federal e ex-vice-prefeito de Manaus é um quadro consolidado do partido, tendo inclusive vencido uma guerra aberta contra o ex-governador Amazonino Mendes, quando este estava no PDT e disputava mais uma vez o governo do Estado.

Na época, dividindo o mesmo palanque, Amazonino anunciou que apoiaria a candidatura de Alfredo Nascimento ao Senado, quando o próprio Hissa era o candidato do partido a essa vaga. Na briga entre os dois, Hissa mostrou força e Amazonino migrou com seu grupo para o Podemos, de onde saiu este ano.

Já Adjuto era do grupo de Amazonino, mas ficou no PDT ao garantir a reeleição dele. Acontece que agora, com as novas regras eleitorais, o deputado vislumbra dificuldades para se manter na Assembleia Legislativa sem ter autonomia para montar uma chapa forte que garanta ao partido alcançar o quociente eleitoral.

Há também por parte do deputado o receio de Hissa sair candidato a deputado estadual, situação que os colocaria frente a frente na disputa por uma única vaga. Uma disputa assim tornaria a reeleição de Adjuto mais difícil.

Palanque para Ciro no AM

Já a questão do palanque para Ciro está mais encaminhada e sem grandes problemas, pois Luppi manteve um bom diálogo com Ricardo Nicolau em agosto, quando o convidou a se filiar no PDT.

Nicolau optou pelo Solidariedade, do deputado federal Bosco Saraiva, mas não descartou apoiar a candidatura de Ciro Gomes no Amazonas. Em entrevista ao RealTime1, o parlamentar, que já anunciou a candidatura ao governo do Estado, não descartou essa possibilidade ao afirmar que a conversa com o PDT foi muito boa e as portas seguem abertas para novas composições, inclusive a formação de uma federação entre os dois partidos.

Texto: Gerson Severo Dantas

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprova PEC dos Precatórios

A PEC do senador Fernando Bezerra, que já passou pela Câmara dos Deputados, libera espaço fiscal em 2022 para o pagamento do programa social Auxílio Brasil.

1 de dezembro de 2021

Prazo para apresentação de emendas impositivas à LOA encerra hoje

O Governo estima o orçamento para o próximo ano fiscal em pouco mais de R$ 24 bilhões. Os deputados podem dispor de 1,2% da receita corrente líquida para emendas individuais.

1 de dezembro de 2021

Comissão de Educação ignora pedidos do Sinteam e frustra educadores

Sindicato que representa a categoria dos profissionais da Educação diz que a comissão não deu retorno de ofícios protocolados ao longo do ano; reajuste é uma das pautas.

1 de dezembro de 2021

STF mantém foro de Flávio Bolsonaro no caso das rachadinhas

A investigação que atinge o senador foi desidratada por decisões do STJ, que anulou a maior parte das provas colhidas em primeiro grau por considerar o juízo incompetente.

1 de dezembro de 2021

Deputados debatem prática de empinar moto como atividade desportiva

Deputada diz que o 'grau de moto' têm sido muitas vezes reprimido por agentes da polícia e por isso quer transformar a 'acrobacia' em esporte.

1 de dezembro de 2021

Destacando presença de deputados, Bolsonaro oficializa entrada no PL

Durante o evento, o presidente Jair Bolsonaro destacou que a cerimônia foi uma simples filiação ao partido e que não estava “lançando ninguém a cargo nenhum”.

30 de novembro de 2021

Plínio e Marcelo defendem emendas do relator e transparência na aplicação

Senador Plínio Valério e o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos, defenderam o instrumento que possibilita liberação de recursos para o Estado e os municípios.

30 de novembro de 2021

Ministério Público do Amazonas vai investigar garimpagem no rio Madeira

MP-AM instalou inquérito civil público na última sexta-feira (26) para investigar "possíveis irregularidades" das balsas de garimpo que se amontoaram no Rio Madeira.

30 de novembro de 2021