Em uma parada técnica de sua viagem ao México, o ex-presidente Lula conversou com políticos locais e reafirmou apoio para a reeleição de Omar Aziz e Marcelo Ramos.
Ramos destacou que apoio de Lula para a ZFM foi mais importante que questões eleitorais (Foto: Reprodução)
Na parada técnica em Manaus, de sua viagem ao México, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve um tempo de discutir a Zona Franca de Manaus, na agenda privada que cumpriu com lideranças políticas do Amazonas. Quem confirmou a conversa sobre o modelo de desenvolvimento foi o vice-presidente da Câmara, deputado federal Marcelo Ramos (PSD-AM), que também esteve com o petista no aeroporto Eduardinho, nesta segunda-feira (7).
Marcelo Ramos destacou que, mais importante do que as conversas de natureza eleitoral que tenham sido realizdas, foi a reafirmação do ex-presidente em favor da Zona Franca de Manaus. “Esse compromisso tem um lastro, que foi o cuidado que ele teve com o Polo Industrial de Manaus (PIM) quando era presidente. Além disso, Lula mostrou ser sensível com a necessidade de vantagens comparativas para o Amazonas por conta da distância logística e pelas questões ambientais”, disse o vice da Câmara.
Os governos de Lula e Dilma estenderam o tempo de vigência dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM) para até o ano de 2073.
No último dia 25, o presidente Jair Bolsonaro emitiu o Decreto 10.979/22 que reduziu em 25% a alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) de forma linear em todos os Estados da Federação. A medida, segundo empresários, economistas e políticos, compromete os incentivos fiscais do modelo ZFM.
Da Redação com Assessoria
Leia Mais: