fbpx

quinta, 02 de dezembro de 2021

Lula é preferência de jovens para presidente em 2022, revela pesquisa

A pesquisa, realizada de 25 a 27 de outubro deste ano, divulgada pelo PoderData, ouviu 2,5 mil pessoas em 420 municípios de todo o Brasil.

28 de outubro de 2021

Compartilhe

Ex-presidente Lula (PT) lidera intenções de voto entre o público jovem (Foto: Ricardo Stuckert)

Na mais recente pesquisa do PoderData, realizada de 25 a 27 de outubro deste ano e publicada na última quarta-feira (27), caso o primeiro turno da Eleição para presidente da República fosse hoje, 35% do eleitorado jovem na faixa etária de 16 a 24 anos votariam em Lula (PT) contra 29% a favor de Bolsonaro.

Bolsonaro aparece com o melhor desempenho entre os grupos de 45 a 59 anos e 60 anos ou +, com 32% das intenções de votos. Nessa faixa etária, Lula ficaria com 41% e 35%.

O melhor resultado para Lula está no segmento seguinte, de 45 a 59 anos, melhor desempenho que Lula.

Entre os eleitores de 25 a 44 anos, Bolsonaro teria 21% das intenções de voto e Lula, 31%.

Bolsonaro lidera no Norte e no Sul enquanto Lula vence no Nordeste

O presidente Bolsonaro teria 48% das intenções de voto para presidente entre os eleitores do Norte e 45% do Sul, enquanto o ex-presidente Lula aparece em 2º lugar, com 20% e 28%.

O petista, por outro lado, domina as intenções de voto na região Nordeste. No Sudeste e no Centro-Oeste, os dois pré-candidatos à presidência da República estão em empate técnico.

A pesquisa

A pesquisa foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 2.500 entrevistas em 420 municípios nas 27 unidades da Federação de 25 a 27 de outubro de 2021.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

Texto: Isac Sharlon, com informações do Poder Data

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

BID aprova empréstimo de 80 milhões de dólares para o Prosamin+

Processo segue para o Senado para a aprovação da Operação de Crédito Internacional pela União, antes da assinatura do contrato

2 de dezembro de 2021

Plínio quer saber de onde partiu ordem de queimar flutuantes no rio Madeira

Plínio Valério acredita que o governo brasileiro, em termos de mineração, vem sendo levado a cumprir leis "paridas" na Europa por "forças estranhas".

2 de dezembro de 2021

Senado aprova André Mendonça para ocupar vaga de ministro no STF

O próximo passo para a entrada de Mendonça no STF é a publicação da decisão no Diário Oficial da União (DOU), em um decreto assinado pelo chefe do Executivo.

1 de dezembro de 2021

Comissão de Justiça do Senado aprova André Mendonça para o STF

Após 4 meses de espera, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou a indicação de André Mendonça ao STF. Placar foi de 18 votos a favor e 9 contra.

1 de dezembro de 2021

Câmara adia votação de projetos para homenagear secretário de David

O secretário de feiras Renato Júnior recebeu a medalha de ouro Guilherme Moreira na área de comércio. Sessão solene inviabilizou votação de pauta com 14 projetos de lei.

1 de dezembro de 2021

PDT flerta com Carol Braz de olho no Governo do Amazonas em 2022

Carol Braz confirmou ao RealTime1 que terá reunião nesta quinta-feira (2) com o presidente do PDT Nacional, Carlos Luppi, sobre o convite para se filiar ao partido.

1 de dezembro de 2021

Clientes devem ser notificados antes de vistoria em medidores de água ou luz

Projeto de lei foi de autoria dos deputados Sinésio Campos, Carlinhos Bessa e Dermilson Chagas, que são membros da Comissão Parlamentar de Inquérito da Amazonas Energia.

1 de dezembro de 2021

Wilson anuncia entrega da AM-070 duplicada para o dia 20 de dezembro

Governador fez o anúncio enquanto fiscalizava a pavimentação dos últimos 300 metros da estrada; próxima etapa é a instalação de 11 quilômetros de sinalização da rodovia.

1 de dezembro de 2021