Lideranças indígenas do Amazonas aguardam a chegada do candidato à presidência da República Lula (PT) para o Encontro sobre Desenvolvimento Sustentável no Museu da Amazônia (Musa), em Manaus, nesta quarta-feira (31).
Um deles é Sinésio Tikuna, que representa a Federação dos Caciques da região do Alto Solimões, que veio do município de Santo Antônio do Içá para a agenda com o presidenciável.
Ao RealTime1, o indígena adiantou que será proposto ao ex-presidente a criação de um hospital indígena em Manaus para atender a população dos sete Distritos Sanitários Especiais Indígena (DSEIs) no Amazonas.
“Já é hora de ter um hospital específico para indígenas no estado do Amazonas. Já que tem para animais por que não ter para o índio? Se ele eleito se olhassem mais com carinho. Já é momento de discutir isso e ouvir também de que maneira seremos atendidos nas bases, matas”, disse.
O cacique defendeu a consulta prévia aos povos tradicionais, indígenas e ribeirinhas, sobre o desenvolvimento de recursos naturais.
“Só nós que sabemos. O governo atual não faz isso. Fez consulta a um povo indígena e isso não vale. Tem que consultar todos os povos indígenas que existe no Brasil porque os povos do Mato Grosso é diferente do Amazonas”, disse
Neste segundo evento de agenda do candidato no Amazonas está prevista participação de 35 entidades e movimentos sociais para falar de desenvolvimento sustentável na região Amazônica.
A agenda na capital encerrará com o comício ‘Todos Juntos pelo Amazonas’, a partir das 18h, no Espaço Via Torres, na avenida das Torres, bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus.
Texto: Larissa Cavalcante
Leia Mais: