fbpx

quarta, 20 de janeiro de 2021

Joana Darc relaciona Wilker Barreto a divulgações de fake news

De acordo Joana, linha da Vivo registrada no CPF do colega seria responsável pelo compartilhamento de notícias falsas e agressões contra parlamentares em grupos de Whatsapp.

9 de dezembro de 2020

Compartilhe

Segundo a parlamentar, recurso da Assembleia Legislativa são destinados ao financiamento de sites e blogs de notícias (Foto: Reprodução)

Utilizando o tempo regimental na Tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a deputada estadual Joana Darc (PL) fez graves acusações contra deputados e servidores do parlamento estadual em disparo de notícias falsas em grupos de Whatapp e financiamento de blogs e sites, em sessão realizada nesta quarta-feira (9).

“Fico triste em saber que não só eu, mas também meus colegas, somos vítimas de fake news. E não é só mensagem encaminhada. São mensagens feitas. São artes e cards feitos e disseminados nesses grupos”, lamentou.

De posse de inquérito policial n. 096/2020 da Polícia Civil do Estado, que trata de notícias supostamente falsas e ofensas contra diversos deputados compartilhadas em grupos de WhatsApp denominados “Fora Alessandra” e “Fora Joana”, apresentado minutos antes pela deputada Alessandra Campelo (MDB), Joana Darc relacionou o nome do deputado Wilker Barreto (Podemos) às práticas.

“Anotem esse número. Mandem mensagem pra esse número. verifiquem no sistema esse número. 99116-5464. Número da Vivo. (…) Aqui, novamente o mesmo número, registrado desde 2006 no CPF do deputado Wilker Barreto colocando um card, compartilhando. Mas vou comprovar porque no inquérito tem mensagens originais anexadas nos grupos, colocando em cheque vários colegas do parlamento”, prometeu Joana.

Blogs e sites são financiados pela Aleam

Ainda segundo a parlamentar, recurso da Assembleia Legislativa são destinados ao financiamento de sites e blogs de notícias.

“Temos depoimentos nesse processo, que agora é processo judicial, já está na Justiça, de donos de blogs e portais financiados pela Assembleia Legislativa. Ou seja, é o dinheiro público da Assembleia atacando os próprios colegas”, acusou.

Wilker nega e diz que denunciará ao MP

Sobre as acusações feitas pela deputada Joana Darc, Wilker Barreto não negou ser proprietário da linha responsável pelos disparos de notícias falsas e acusações contra parlamentares em sua fala na tribuna da Casa.

No entanto, afirmou que irá comunicar o Ministério Público sobre as novas falas da deputada, que, segundo ele, colocam ainda mais em suspeição os atos do parlamento estadual.

“Se alguém aqui for processado por compartilhar um card vai metade do Amazonas [ser processada]. Na questão dos compartilhamentos, na Justiça eu me resolvo. E vossa excelência se resolve aqui, com esta casa”

Reportagem: Lucas Raposo

Leia mais:

Veja mais notícias

STJ pede informações sobre desabastecimento de oxigênio

Gestores públicos devem informar quando tiveram conhecimento do risco de desabastecimento de oxigênio, além do recebimento e uso de recursos federais no combate à pandemia.

20 de janeiro de 2021

PSOL pede ao STF que proíba medicamentos para “tratamento precoce”

A sigla também pediu que o governo federal pare de divulgar qualquer informação que propague, induza ou incentive o uso de medicamentos sem comprovação.

20 de janeiro de 2021

Distribuição de vacinas no interior atende à quantidade de indígenas

Uma verdadeira operação de "guerra" está sendo montada para a distribuição dos "kits" com vacinas e seringas. Um avião anfíbio seguiu hoje para quatro municípios do Estado.

20 de janeiro de 2021

Pesquisa avalia se Vacina BCG reduz impactos da Covid-19

A vacina é uma das mais utilizadas no mundo para prevenir formas graves da tuberculose na infância. Sendo assim, pode gerar resposta imune contra outras infecções.

20 de janeiro de 2021

Parintins recebe 3.831 doses da vacina abaixo do esperado

A estimativa inicial da Prefeitura de Parintins era receber 4.900 doses da vacina. Porém, o município recebeu apenas 1.069 doses, sendo 514 para vacinação de índios aldeados.

20 de janeiro de 2021

Governo contará com o reforço de mais cinco usinas de oxigênio

Cada usina tem capacidade para produzir 26 m³/hora. O reforço ajudará a suprir a escassez de O2, ocasionado pelo aumento no número de hospitalizações na rede pública.

19 de janeiro de 2021

Bolsonaro ignora caos na saúde e não prioriza vacinação em Manaus

Doses recebidas pelo AM devem ser aplicadas prioritariamente e obrigatoriamente nos indígenas aldeados. Apenas 36% dos profissionais de saúde devem ser imunizados em Manaus.

19 de janeiro de 2021

Em efeito dominó falta de oxigênio hospitalar atinge cidade no Pará

A cidade de Faro (PA), que faz fronteira com Nhamundá (AM), anunciou o colapso do sistema de saúde e registrou seis mortes devido a falta do insumo.

19 de janeiro de 2021