fbpx

domingo, 16 de maio de 2021

Guedes diz que usou ‘imagem infeliz’ ao dizer que China inventou vírus

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou, sem saber que estava sendo gravado: “O chinês inventou o vírus, e a vacina dele é menos efetiva que a do americano”.

28 de abril de 2021

Compartilhe

Ele entrará em contato com a embaixada da China para “tirar o mal entendido“ (Foto: Poder 360)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que usou “uma imagem infeliz” ao dizer que a China “inventou” o coronavírus. Ele deu ambas as declarações na terça-feira (27).

Em entrevista coletiva durante a noite, Guedes afirmou que não teme repercussões negativas e que o ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, entrará em contato com a embaixada da China para “tirar o mal entendido“. A informação, segundo ele, veio do presidente Jair Bolsonaro.

Guedes afirmou, sem saber que estava sendo gravado: O chinês inventou o vírus, e a vacina dele é menos efetiva que a do americano”. Na entrevista, tentou emendar a fala, ao dizer que o objetivo era “enfatizar a importância no setor privado no combate a pandemia”.

O ministro se justificou dizendo que a população chinesa já tinha sido exposta ao novo coronavírus, mas que vacinas com maior eficácia foram desenvolvidas fora do país. Ele atribuiu o sucesso a empresas com capacidade de pesquisa:  “Mesmo um vírus desconhecido, que veio de fora, eles conseguiram fazer uma vacina mais eficaz ainda do que a própria região de onde saiu o vírus”.

A CoronaVac, vacina desenvolvida na china, tem 50,4% de eficácia. Já a vacina da Pfizer tem 94% de eficácia.

Brasil X China

O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, ressaltou que a China fornece 95% das vacinas e insumos recebidos no Brasil até o momento. Ele não citou diretamente as declarações do ministro Paulo Guedes.

Guedes disse que o Brasil é muito grato a China pelo envio das vacinas. “Eu mesmo tomei a CoronaVac, como é que eu vou falar mal da vacina?”, acrescentou o ministro.

Com informações do Congresso em Foco

Leia mais:

Leia mais sobre Política

PSDB-AM lamenta morte de Bruno Covas: ‘é exemplo a ser seguido’

Arthur Neto e Luiz Alberto Carijó falaram dos ideais de Covas e destacaram que ele é um exemplo a ser seguido pela militância partidária.

16 de maio de 2021

Omar destaca erro na condução da pandemia e desinteresse por vacinas

O senador Omar Aziz preside a CPI da Covid e fez estas afirmações durante entrevista à GloboNews; Aziz diz que todos sabem que houve 'erro' na condução da pandemia.

16 de maio de 2021

Inspirado na Netflix, grupo lança ‘Bolsoflix’; assista a um dos vídeos

Desde a última sexta (14), um site foi ao ar, reunindo uma série de vídeos do presidente Jair Bolsonaro e seus aliados do Governo Federal; confira o trailer.

16 de maio de 2021

Sem máscara, Bolsonaro pede aprovação do voto impresso e ataca Lula

O presidente Jair Bolsonaro compareceu hoje a atos pró-governo. Com queda na aprovação de seu governo, ele disse aos manifestates que mudanças não são imediatas.

15 de maio de 2021

Empate: população está dividida sobre impeachement de Bolsonaro

A pesquisa DataFolha divulgada hoje (15) indica um empate técnico entre as pessoas que aprovariam, ou não, um processo de impeachement ao presidente Jair Bolsonaro.

15 de maio de 2021

Bancada reage à permissão para Pazzuello ficar calado na CPI

Interrogado na próxima quarta-feira (19) o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazzuello, assegurou no Supremo Tribunal Federal uma liminar que garante o direito de ficar calado.

15 de maio de 2021

Fachin nega pedido da Polícia Federal e não vai investigar Dias Toffoli

Fachin determinou que é preciso aguardar o plenário da Corte se manifestar sobre o tema. O ministro enviou o processo para o plenário virtual do STF.

15 de maio de 2021

Saúde não teve mais recursos pois Governo não contava com segunda onda

Em ofício, o Ministério da Economia indicou que não destinou mais recursos para Saúde na LOA em 2021, pois o ministério não contava com o recrucidamento da pandemia.

15 de maio de 2021