fbpx

sábado, 28 de maio de 2022

Governo Wilson Lima alcançou 355 mil estudantes em cursos no Cetam

Em abril deste ano, o Cetam deve inaugurar uma nova unidade no município de Benjamin Constant, expandindo as ofertas de cursos de qualificação para o interior.

21 de março de 2022

Compartilhe

Mesmo com a pandemia da Covid-19, a instituição conseguiu driblar as dificuldades e voltou a retomar a alta oferta de cursos (Foto: Divulgação)

Quando decidiu se qualificar em estética, Mayara Alves, de 29 anos, já sonhava em se tornar uma empreendedora. Mas, o sonho só virou realidade depois de se formar no curso gratuito oferecido pelo Governo do Amazonas, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). A oportunidade a levou a abrir uma clínica de estética e conquistar uma independência financeira.

“Meu sonho sempre foi ter um negócio próprio, fazer meus horários e ser dona da minha vida. Então, eu busquei dentro da estética essa possibilidade. O curso do Cetam abriu portas para tudo que eu tenho hoje. Eu tenho independência financeira e independência de horários”.

Assim como a Mayara, outros 355 mil estudantes já foram beneficiados pelo Cetam entre 2019 e 2021. Em 2022, o centro de educação já ofertou 17 mil vagas de qualificação profissional, divididas entre a capital e interior do Amazonas.

O ano letivo iniciou na terça-feira (15/03) e, de acordo com o diretor-presidente do Centro de Educação, o professor José Augusto de Melo Neto, o plano para 2022 é ofertar mais vagas.

“Uma das determinações do governador Wilson Lima é a ampliação das ofertas de vagas em todos os municípios. Para fazer isso nós investimos em infraestrutura e renovamos o catálogo de cursos. Até o final do ano, a expectativa é que 200 mil pessoas sejam atendidas em cursos profissionais de forma pública e gratuita pelo Governo do Estado”, afirmou.

Com 500 cursos no catálogo, a instituição é referência na região Norte por possibilitar uma imersão nas áreas de atuação e qualificar os alunos para o mercado de trabalho. A esteticista Mayara conta que isso a ajudou a compreender muito mais a profissão que escolheu.

“O conhecimento que eu tive no Cetam me mudou completamente. Através desse curso eu consegui entender a importância do meu trabalho. Eu entendi muito mais o que é de fato ser uma esteticista”, completou.

Planejamento

Pensar no futuro e crescer na profissão são comuns a muitos alunos da instituição. É o caso da estudante de 18 anos, Sarah Mereles, que divide a sala de aula do curso de Design de Interiores com a mãe. Juntas, elas se apoiam e fazem planos futuros de um empreendimento.

“Sempre tive minha mãe como um espelho, e fazer o curso com ela é uma maravilha para mim. É um sonho nosso abrir uma firma e fazer nosso trabalho da melhor forma possível. O Cetam trouxe para a gente os melhores profissionais, e isso abriu muito nosso olhar sobre o que é trabalhar nessa área”, assinala.

Para o professor José Augusto, a filosofia do Cetam confirma essa realidade dos alunos, que buscam na instituição uma fonte de oportunidade de saírem cada vez mais capacitados.

“O que o Governo do Estado oferece através do Cetam é a oportunidade de as pessoas mudarem de vida. Nós conseguimos ter esse retorno dos alunos porque a finalidade do Cetam é exatamente de gerar trabalho, emprego e renda para a população”, afirma o diretor-presidente.

Expansão

Em abril deste ano, o Cetam deve inaugurar uma nova unidade no município de Benjamin Constant (a 1.121 quilômetros de Manaus). A ação faz parte das metas previstas para 2022 e da expansão de ofertas de cursos de qualificação para o interior do estado.

“É uma escola que estava em obra há nove anos, e no governo Wilson Lima ela finalmente vai ser entregue para a população. Vamos poder oferecer, em parceria com outras secretarias, educação profissional voltada para o setor primário e gerar emprego nesta região”, antecipa José Augusto.

Números

Mesmo com a pandemia da Covid-19, a instituição conseguiu driblar as dificuldades e voltou a retomar a alta oferta de cursos. Em 2020, o centro de educação disponibilizou cerca de 55 mil vagas para a modalidade de educação a distância (EaD).

Em 2021, esse número dobrou, e o Cetam conseguiu atingir mais de 170 mil estudantes, retomando o crescimento de 2019.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Edson Fachin diz que acatar resultado da eleições é inegociável

Em várias ocasiões, o presidente Jair Bolsonaro deu a entender que não aceitará outro resultado que não seja a sua vitória em outubro deste ano.

27 de maio de 2022

Terra Yanomami demarcada há 30 anos vê crescimento de garimpo

Bolsonaro é um defensor da mineração em terras indígenas, apesar da visível destruição e dos problemas que o garimpo ilegal leva para essas áreas socioambientais protegidas.

27 de maio de 2022

Radicalização explica revés de Bolsonaro no Datafolha, diz Lira

Pesquisa Datafolha divulgada nessa quinta-feira (26) mostra que Lula lidera a disputa presidencial com 48% das intenções de voto no primeiro turno, ante 27% de Bolsonaro.

27 de maio de 2022

Ex-militante defende que esquerda deve apostar na rebeldia de jovens

O advogado George Tasso avalia que hoje "falta formação política nas bases da educação e do trabalho para a esquerda avançar pelas ruas de Manaus e reconquistar espaço".

27 de maio de 2022

Como em 2018, vereadores querem fazer CMM de trampolim este ano

Nas eleições de 2018, oito vereadores da legislatura 2016-2020 foram eleitos deputados estaduais e um para o Senado. Políticos aproveitam a visibilidade do cargo.

27 de maio de 2022

Livre de acusação por crise de oxigênio, Pazuello visita obras em Manaus

Na manhã desta sexta-feira (27), Pazuello acompanhou o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e o governador Wilson Lima (UB) que visitaram obras de asfaltamento.

27 de maio de 2022

Projeto que limita ICMS deve ter tramitação lenta, avaliam senadores

Senadores avaliam que a proposta que fixa o ICMS de combustívveis e energia em 17%, aprovada pela Câmara dos Deputados, deverá deixar um grande rombo nos cofres regionais.

27 de maio de 2022

Petrobras e Minas e Energia devem explicar alta dos combustíveis na Câmara

Sidney Leite propôs audiência para discutir as constantes subidas nos preços dos combustíveis e a inflação com o presidente da Petrobras e o ministro de Minas e Energia.

27 de maio de 2022