Wilson Lima ainda anunciou que o Governo do Amazonas considera desobrigar o uso de máscaras também em locais fechados. A decisão pode ser anunciada dentro de 20 dias.
Em 11 de março de 2020, a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarava que o mundo vivia uma nova pandemia —quando uma doença atinge nível global afetando grande número de pessoas (Foto: Divulgação)
O governo do Amazonas anunciou, nesta sexta-feira (11), a liberação do uso de máscaras em locais abertos e a liberação de público em grandes eventos em todo o Estado. A decisão foi anunciada em coletiva nesta manhã e começa a valer após a publicação no Diário Oficial do Estado, que deve ser publicado neste sábado (12).
Em coletiva de imprensa, Wilson Lima (UB) anunciou que cogita desobrigar o uso de máscara também em ambientes fechados. A medida está sendo analisado pelo governo e pode ser confirmada daqui a 20 dias.
“A partir de hoje estamos publicando um decreto recomendando a desobrigação do uso de máscara em locais abertos em todo o estado do Amazonas e recomendamos para aquelas pessoas que tem acima de 70 anos de idade que usem as máscaras, porque essas pessoas são as que estão agravando”, anunciou.
De acordo com o governador Wilson Lima, a decisão se baseia na queda no número de internações em leitos clínicos, na diminuição no número de novas notificações de Covid-19 e na ampliação da vacinação em diversas faixas etárias.
A liberação ocorre exatamente dois anos após a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretar, oficialmente, o início da pandemia no País. Em 11 de março de 2020, a OMS declarava que o mundo vivia uma nova pandemia.
Na quarta-feira, o prefeito David Almeida (Avante) anunciou o fim da exigência do uso de máscaras em locais abertos a partir do dia 16 deste mês, dependendo do cenário epidemiológico.
Texto: Jefferson Ramos
Leia mais: