Gedeão Amorim desembarca no partido com a missão de chegar à Assembleia Legislativa do Estado. A experiência e o bom trânsito político foram destaques nas falas de recepção.
O prefeito David Almeida, presidente estadual da sigla, comandou o evento de filiação de Gedeão Amorim ao Avante. Foto: Reprodução das redes sociais)
O ex-deputado federal, Gedeão Amorim formalizou na noite desta quinta-feira, 17, sua filiação ao Avante, do prefeito David Almeida. No evento realizado no Auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Amorim recebeu às boas-vindas do presidente estadual da sigla e da militância.
“Como presidente do Avante me sinto muito feliz por este momento do ato de assinatura do termo de filiação do deputado federal Gedeão Amorim. Seja bem-vindo ao Avante, o partido que está dando certo e o senhor veio para somar com as suas qualidades, experiências e sendo fiel à sua bússola. Com pouca estrutura e uma militância fantástica, para esta eleição não será diferente, nós trabalharemos para se fazer a maior bancada de deputados estaduais”, falou David Almeida.
Gedeão Amorim tem 70 anos e esteve filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), do senador Eduardo Braga desde 2010. Foi deputado federal, vereador e secretário de educação do Estado. Em 2014, se candidatou a deputado federal e obteve 62.999 votos, não sendo eleito. Entretanto, assumiu em 29 de dezembro de 2017 como suplente na Legislatura de 2015-2019.
Durante a suplência pediu licença para assumir o cargo de secretário de Educação do Amazonas, a partir de 11 de outubro de 2018. Reassumindo a cadeira de deputado em 31 de dezembro de 2018. Em 2016 conseguiu uma vaga na Câmara Municipal de Manaus (CMM) ao obter 4.712 votos.
Em 2018 tentou voltar à Câmara dos Deputados, mas os 51.135 votos não o habilitaram. O mesmo insucesso foi vivido em 2020, quando tentou voltar à CMM, mas devido a coligação os 3.966 votos foram insuficientes.
“Sou grato pelo tempo que lá estive e tudo que pude usufruir de conforto e amizade, mas do ponto de vista pragmático do partido ele perdeu a razão de me abrigar. Eu obtinha expressão eleitoral, mas não obtinha coeficiente no partido e isso para político é desastre porque a gente vai perdendo credibilidade eleitoral”, falou durante a cerimônia de filiação.
Da Redação
Leia Mais: