fbpx

terça, 30 de novembro de 2021

G7+1: suplente da CPI da Covid se une aos protagonistas da comissão

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

19 de maio de 2021

Compartilhe

Suplente na CPI da Covid, o senador Alessandro Vieira (CID-SE) tem buscado se unir aos protagonistas da comissão. O senador é presença constante nas reuniões do G7, como ficou conhecido o bloco de senadores independentes e de oposição que tem determinado os rumos da CPI. Nas redes sociais, Alessandro Vieira também se mantém ativo. “O ex-ministro Pazuello parece esperar uma medalha pelo desempenho à frente da Saúde. Só para recordar: ele recebeu a pasta com 233 mil casos e 15.633 mortos. Entregou com 11,5 milhões de casos e quase 280 mil mortos. Parece um caso de fracasso que subiu à cabeça”, tuitou na manhã desta quarta-feira (19).

___

OMISSÃO

Também no Twitter, o senador Omar Aziz (PSD), presidente da CPI, comentou sobre a omissão do Ministério das Relações Exteriores durante a crise de falta de oxigênio em Manaus. “A ajuda enviada pela Venezuela precisou ser transportada até a cidade pela estrada. Uma simples ligação do ex-ministro Ernesto Araújo, para disponibilizar um voo que levasse o oxigênio até a capital amazonense, poderia ter salvado muitas vidas”, postou o senador.

___

DE VOLTA À ATIVA

Ausência notada na CPI da Covid na semana passada, o senador Eduardo Braga (MDB) voltou esta semana a ser um membro ativo da CPI. Mesmo já tendo declarado que a comissão não deve ser utilizada para a obtenção de dividendos políticos, Braga sempre dá um jeito de fazer acusações contra o Governo do Amazonas em suas manifestações. O curioso é que o atual titular do governo, Wilson Lima (PSC), é o mais provável adversário de Braga em uma disputa ao governo em 2022.

___

SUSPENSÃO DE PAGAMENTO DO FIES

O deputado federal José Ricardo (PT) está defendendo em Projeto de Lei, numa ação conjunta com a deputada Gleisi Hoffmann (PT/PR) e demais parlamentares da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados, a suspensão da obrigatoriedade de pagamentos relativos a financiamentos do Fies até 31 de dezembro de 2021 para todos os estudantes, e até 2023 para aqueles que não possuam vínculo de trabalho formal. O deputado fala em negligência do governo Bolsonaro no combate à pandemia e defende que os estudantes não podem ser prejudicados em seus estudos pela irresponsabilidade de governantes.

___

REPÚDIO A ANGOLA

Pastor da Igreja Universal e presidente da Frente Parlamentar Cristã da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, o deputado estadual João Luiz (Republicanos) se uniu aos membros efetivos da frente, deputados Felipe Souza (Patriota), Fausto Júnior (MDB) e Dr. Gomes (PSC), para apresentar uma Moção de Repúdio ao que chama de atos arbitrários e criminosos do governo angolano, que expulsou missionários brasileiros da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Para o deputado, trata-se de intolerância religiosa e antipatia.

___

SUBNOTIFICAÇÃO

Pesquisa realizada pelo Instituto DataSenado sobre CPI da Covid-19 e Vacina aponta que aproximadamente 2 em cada dez brasileiros – cerca de 21% – de 16 anos ou mais já tiveram Covid. De acordo com o levantamento, esse dado indica que há subnotificação de casos da doença no Brasil. A questão é que, como o Ministério da Saúde divulga apenas o resultado oficial de pessoas que fizeram o teste e testaram positivo (aproximadamente 15 milhões de brasileiros) muitas ocorrências, especialmente as das pessoas que foram acometidas de casos leves e não necessitaram de assistência médica, não são computadas.

___

LENTIDÃO

O Instituto DataSenado apurou ainda em sua pesquisa que aproximadamente 8 em cada 10 brasileiros acham que a vacinação contra o coronavírus no Brasil está sendo feita de maneira lenta. Para 39% da população, todos os brasileiros com mais de 18 anos receberão a vacina em 2022 e 29% acham que isso acontecerá somente em 2023. Apesar de a maioria avaliar de forma negativa o ritmo da vacinação no país, 24% dos brasileiros acreditam que a população maior de idade estará vacinada até o final de 2021.

___

SUBIDA DO NEGRO

O rio Negro atingiu nesta quarta-feira (19) a marca de 29 metros e 77 centímetros, se igualando à cota máxima de 2009, a segunda maior enchente já ocorrida. Faltam 20 centímetros para chegar à marca de 2012, a maior e histórica cheia do rio Negro em Manaus. Mesmo tendo diminuído o ritmo, o rio continua subindo.

Leia mais sobre Política

David pede, Bolsonaro dá: Manaus vai receber R$ 1,2 bilhão do Governo Federal

Prefeito de Manaus, David Almeida falou com o RealTime1 ao sair do encontro com o presidente no qual apresentou uma lista de projetos prioritários para a cidade.

29 de novembro de 2021

Sindicalistas dizem que Alckmin fez acenos a uma chapa com Lula

O ex-governador de São Paulo elogiou o ex-presidente Lula pela capacidade de articulação e defendeu uma união para sair da crise.

29 de novembro de 2021

De saída do PL, Marcelo fala em ‘situação insustentável’ com Bolsonaro na sigla

Amanhã (30), acontece a filiação do presidente no partido em que está Marcelo Ramos. A expectativa é de que, neste dia, o parlamentar entregue sua carta de desfiliação.

29 de novembro de 2021

Governador condiciona realização do Carnaval 2022 à situação da Covid

Wilson Lima afirmou que está discutindo a realização de grandes eventos com aglomerações, como o Carnaval, com os órgãos de saúde observando o cenário da pandemia.

29 de novembro de 2021

Vereadores aprovam criação do Dia do Obreiro da Igreja Universal

A proposta de lei aprovada é de autoria do vereador Márcio Tavares, que é pastor da Igreja Universal do Reino de Deus. Comemoração será no primeiro domingo de julho.

29 de novembro de 2021

Wilson Lima garante que vai buscar solução para atividade garimpeira

Governador disse que está tentando viabilizar uma alternativa para legalização dessa atividade que poderia garantir benefícios diretos para o estado através de impostos.

29 de novembro de 2021

Câmara de Manaus discute possibilidade de cancelar festa de Réveillon

O surgimento da variante Ômicron preocupou os vereadores que começaram a debater os riscos da realização do Réveillon na Ponta Negra, além do Carnaval no ano que vem.

29 de novembro de 2021

Garimpeiros recebem ajuda para voltar às cidades de Borba e Manicoré

Segundo a Prefeitura de Autazes, cerca de 70 pessoas - que ficaram isoladas no município após destruição das balsas - recebem ajuda material e para o retorno ao lar.

29 de novembro de 2021