fbpx

terça, 18 de janeiro de 2022

Escalada no ranking de vacinação leva o AM ao primeiro lugar

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

10 de fevereiro de 2021

Compartilhe

Em pouco mais de uma semana, o Amazonas passou do quinto ao primeiro lugar no ranking nacional de vacinação por estado. A rápida escalada mostra que, se houver doses, a capacidade de distribuição e aplicação das vacinas – atribuição do Governo do Estado e das prefeituras municipais, respectivamente – é grande. Resta saber se o pleito, reivindicado por políticos e instituições amazonenses, de um milhão de doses prioritárias para o Amazonas será atendido pelo Governo Federal.

___

MAIS OXIGÊNIO

Na manhã desta quarta-feira (10), a capacidade de oferta de oxigênio no Estado foi incrementada com a chegada de 80 concentradores de oxigênio, frutos da ajuda humanitária do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para as unidades de saúde da capital e do interior. A doação também deve atender a demanda de pessoas com problemas respiratórios, que necessitam do uso do equipamento para tratamento em casa.

___

LOCKDOWN DESCARTADO

O prefeito David Almeida (Avante) descartou na manhã desta quarta-feira, em coletiva de imprensa após a solenidade de lançamento do Auxílio Manauara, a possibilidade de um lockdown em Manaus nos próximos dias. O prefeito afirmou que a população não aguenta mais isolamento e pôs em xeque o estudo apresentado a ele pelo biólogo Lucas Ferrante. Segundo o prefeito, o estudo foi realizado com cinco pessoas e não foi publicado em nenhum lugar.

___

CHOROU PITANGAS

Durante a cerimônia de lançamento do Auxílio Manauara, o prefeito lembrou mais uma vez que recebeu a prefeitura com um orçamento menor em R$ 1,4 bilhão do que o de 2020. Segundo o prefeito, trata-se da maior queda orçamentária da História. O prefeito informou também que houve uma queda de R$ 100 milhões na receita da prefeitura.

___

FALAR BEM DE MANAUS

David Almeida reclamou de quem, segundo ele, só quer falar mal de Manaus. Ao informar que o sistema de vacinação de Manaus tem sido citado como exemplo pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde, o prefeito protestou contra quem só destaca “um pequeno grupo” que furou a fila da vacina e não divulga que Manaus está em primeiro lugar no ranking de vacinação. “Vamos falar bem da nossa cidade”, conclamou.

___

‘VÍRUS CHINÊS’

O prefeito afirmou também que “ninguém fala do vírus criado na China, em Wuhan, mas fala da nova variante criada em Manaus”. Na verdade, a missão da Organização Mundial de Saúde (OMS) que esteve na China para investigar a origem do vírus descartou a possibilidade de ele ter saído de um laboratório. A OMS indica que o vírus surgiu em animais.

___

AUDIÊNCIA PÚBLICA

O vereador Rodrigo Guedes (PSC) realizou um pedido de audiência pública para propor medidas que amenizem o prejuízo causado pela suspensão das atividades econômicas não essenciais na cidade de Manaus. O vereador quer ouvir comerciantes e entidades do setor privado.  O vereador também se manifestou contrário ao lockdown na capital sem que haja a garantia de proteção social por parte das autoridades.

Leia mais sobre Política

Ministério ignora CPI e contrata empresa que atrasou vacinas de crianças

A IBL tem atrasado a entrega das vacinas para as crianças. Em outubro, a CPI da Covid pediu que o Ministério da Saúde fizesse uma nova licitação, algo que não ocorreu.

18 de janeiro de 2022

Aliança Lula e Alckmin está pavimentada para aliados, apesar de ruídos

Aliados acreditam que aliança entre Lula e Alckmin pode ser confirmada em fevereiro e que as divergências de pensamento estão sendo facilmente superadas em nome da campanha.

18 de janeiro de 2022

Sancionada Lei de transformação digital dos serviços públicos no AM

Com a Lei sancionada, os órgãos vinculados, direta ou indiretamente, ao Estado terão que trabalhar na modernização da administração pública, com o sistema digital.

18 de janeiro de 2022

Servidores do TCE-AM passam por testagem em massa para Covid-19

Além da testagem em massa, o conselheiro-presidente já havia determinado que servidores com mais de 60 anos ficassem em regime de home office até o dia 31 de janeiro.

17 de janeiro de 2022

Senado trabalha para barrar ‘aumentos desenfreados’ dos combustíveis

Omar Aziz disse que, no Senado, há dois Projetos de Lei em tramitação que visam conter os aumentos do diesel e da gasolina. Petrobras reajustou os valores em 44% no ano 2021.

17 de janeiro de 2022

Formação do União Brasil segue paralisada e indefinida também no Amazonas

Após três meses da anunciada fusão entre PSL e DEM para a formação do União Brasil, futuro maior partido do País deu poucos passos com vistas a eleição no Amazonas.

17 de janeiro de 2022

CMM mantém regime híbrido e adota home office para servidor com +60

O informativo da Casa legislativa também destacou que o acesso do público externo será restrito. No entanto, não foi informado o quantitativo de pessoas que será liberado.

17 de janeiro de 2022

Após o fim da Covid, Brasil vai encarar ‘pandemia’ de miséria e fome

Desigualdade social cresceu no País ao longo da pandemia de Covid-19 e hoje a renda dos 20 mais ricos equivale a mesma de 60% da população, diz relatório de ong.

17 de janeiro de 2022