quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Enfermeira amazonense faz relato dramático na CPI da Covid-19

A enfermeira Mayra Pires Lima abriu a audiência pública realizada pela CPI para ouvir relatos e acolher sugestões feitas por familiares das vítimas da pandemia.
COMPARTILHE

A enfermeira amazonense Mayra Pires Lima, 38, abriu a audiência pública realizada, na manhã desta segunda-feira (18), pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 para ouvir relatos de familiares das vítimas da doença ao longo da pandemia.

Mayra falou sobre o drama vivido com a morte da irmã no dia 10 de fevereiro deste ano, as dificuldades para conseguir um leito de UTI em Manaus no auge da segunda onda e a crise de oxigênio na capital amazonense.

A irmã de Mayra deixou quatro filhos, os dois mais jovens são gêmeos, que tinham quatro meses quando ela morreu, e já pegaram a Covid. A enfermeira revelou também a luta dos profissionais de saúde nos dias em que a irmã esteve internada, a falta de equipamentos de proteção individual nas unidades e o estado de depressão que a família ficou após o falecimento da mesma.

“Não sou acostumada com a morte. Minha irmã morreu em fevereiro e, dois meses depois, morreu um outro irmão. Minha irmã era especial para nossa família, tinha uma alegria única”, relatou.

Mayra Pires Lima ressaltou o “inferno” que foi viver em Manaus e trabalhar em uma unidade hospitalar durante o mês de janeiro, quando o número de casos de Covid explodiram, os hospitais ficaram superlotados e faltou oxigênio, com pessoas morrendo asfixiadas e com Covid.

“Não sei porque aconteceu aquilo. Talvez o Governo tenha reduzido o isolamento antes do tempo”, ponderou.

O presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD), lembrou que em dezembro o governador Wilson Lima (PSC) decretou medidas de isolamento, mas teve que voltar atrás após manifestações realizadas, até com violência, no dia 26.

“Tudo isso estimulado por deputados bolsonaristas, como o próprio Dudu Bolsonaro que postou nas redes sociais estimulando as pessoas a protestarem contra o governo e o resultado veio em janeiro. Hoje ele está em Dubai, rindo, tirando foto fantasiado de sheik”, comentou Omar.

Mayra aproveitou o momento para pedir que os senadores aprovem o projeto de lei que reestrutura a carreira dos enfermeiros e técnicos de enfermagem brasileiros e que está em tramitação no congresso, bem como criar algum tipo de auxílio para as famílias dos orfãos da doença.

“Eu tenho uma certa condição financeira, mas criar quatro filhos, sendo que dois são gêmeos pesa. Eu conto com ajuda, mas há famílias em Manaus que não têm nada, dependerão do Estado”, ponderou.

O relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB), informou a Mayra que incluirá no relatório final uma proposta para garantir uma pensão, no valor de um salário mínimo, para órfãos em situação de vulnerabilidade até os 21 anos.

“Será uma atitude muito boa, pois tem famílias sem nada, órfãos filhos de venezuelanos, sem nada mesmo”, completou Mayra.

Texto: Gerson Severo Dantas

Leia Mais:

COMPARTILHE