fbpx

sexta, 01 de julho de 2022

Enfermeira amazonense faz relato dramático na CPI da Covid-19

A enfermeira Mayra Pires Lima abriu a audiência pública realizada pela CPI para ouvir relatos e acolher sugestões feitas por familiares das vítimas da pandemia.

18 de outubro de 2021

Compartilhe

Mayra Pires Lima relatou o drama vivido pela irmã, morta em fevereiro, e o impacto na vida dela e dos quatro órfãos que ficaram com ela (Foto: Reprodução)

A enfermeira amazonense Mayra Pires Lima, 38, abriu a audiência pública realizada, na manhã desta segunda-feira (18), pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 para ouvir relatos de familiares das vítimas da doença ao longo da pandemia.

Mayra falou sobre o drama vivido com a morte da irmã no dia 10 de fevereiro deste ano, as dificuldades para conseguir um leito de UTI em Manaus no auge da segunda onda e a crise de oxigênio na capital amazonense.

A irmã de Mayra deixou quatro filhos, os dois mais jovens são gêmeos, que tinham quatro meses quando ela morreu, e já pegaram a Covid. A enfermeira revelou também a luta dos profissionais de saúde nos dias em que a irmã esteve internada, a falta de equipamentos de proteção individual nas unidades e o estado de depressão que a família ficou após o falecimento da mesma.

“Não sou acostumada com a morte. Minha irmã morreu em fevereiro e, dois meses depois, morreu um outro irmão. Minha irmã era especial para nossa família, tinha uma alegria única”, relatou.

Mayra Pires Lima ressaltou o “inferno” que foi viver em Manaus e trabalhar em uma unidade hospitalar durante o mês de janeiro, quando o número de casos de Covid explodiram, os hospitais ficaram superlotados e faltou oxigênio, com pessoas morrendo asfixiadas e com Covid.

“Não sei porque aconteceu aquilo. Talvez o Governo tenha reduzido o isolamento antes do tempo”, ponderou.

O presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD), lembrou que em dezembro o governador Wilson Lima (PSC) decretou medidas de isolamento, mas teve que voltar atrás após manifestações realizadas, até com violência, no dia 26.

“Tudo isso estimulado por deputados bolsonaristas, como o próprio Dudu Bolsonaro que postou nas redes sociais estimulando as pessoas a protestarem contra o governo e o resultado veio em janeiro. Hoje ele está em Dubai, rindo, tirando foto fantasiado de sheik”, comentou Omar.

Mayra aproveitou o momento para pedir que os senadores aprovem o projeto de lei que reestrutura a carreira dos enfermeiros e técnicos de enfermagem brasileiros e que está em tramitação no congresso, bem como criar algum tipo de auxílio para as famílias dos orfãos da doença.

“Eu tenho uma certa condição financeira, mas criar quatro filhos, sendo que dois são gêmeos pesa. Eu conto com ajuda, mas há famílias em Manaus que não têm nada, dependerão do Estado”, ponderou.

O relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB), informou a Mayra que incluirá no relatório final uma proposta para garantir uma pensão, no valor de um salário mínimo, para órfãos em situação de vulnerabilidade até os 21 anos.

“Será uma atitude muito boa, pois tem famílias sem nada, órfãos filhos de venezuelanos, sem nada mesmo”, completou Mayra.

Texto: Gerson Severo Dantas

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Cidade recebe honraria e diz que homenagem o motiva a trabalhar mais

O presidente da Aleam destacou que a homenagem – realizada pela CMM – é um dos momentos mais emocionantes de sua vida e ressaltou que busca fazer política do bem.

1 de julho de 2022

Shádia e Tadeu lideram preferência de David para compor vice de Wilson

Como forma de recompensar o amigo Sabá Reis, o prefeito estaria planejando turbinar a campanha do filho de Sabá, David Reis, à Câmara Federal.

1 de julho de 2022

Com Chico na disputa ao Senado, Menezes perde força entre bolsonaristas

O Avante marcou para a segunda (4) a confirmação do nome de Chico Preto na disputa pelo Senado. A decisão enfraquece o sonho de Menezes de brigar por uma vaga no Senado.

1 de julho de 2022

Pragmatismo pesa mais que ideologia nas alianças para as eleições de 2022

Diferente de 2018, quando houve candidaturas com peso maior da ideologia, as alianças no Amazonas são marcadas pela praticidade e divergem em alguns casos das federações.

1 de julho de 2022

Amazonas nunca elegeu candidato assumidamente LGBTQIA+

Para o cientista político Carlos Santiago, a sociedade brasileira ainda não está representada de forma adequada nos parlamentos e nos governos brasileiros.

1 de julho de 2022

Wilson e David anunciam construção do complexo viário da Bola do Produtor

O prefeito disse que apesar de o Governo estar proibido de entregar obras a partir de amanhã, vai lembrar por onde passar da parceria com o Estado.

1 de julho de 2022

Em federações, cada partido deverá cumprir cota feminina separadamente

Determinação do TSE veio após questionamento feito pela federação PT, PCdoB e PV sobre a possibilidade de o percentual mínimo de 30% ser cumprido pela federação como um todo.

1 de julho de 2022

Entenda como os minions viraram apelido para os apoiadores de Bolsonaro

Personagens amarelos da franquia "Meu Malvado Favorito", eles obedecem cegamente às ordens do supervilão da vez, tendo servido desde um tiranossauro, até Napoleão e Drácula.

1 de julho de 2022