fbpx

terça, 20 de abril de 2021

Eleição Ufam: para Andrea Waichman, prioridade é ajustar ano letivo

A Professora-titular da Universidade Federal do Amazonas Andrea Waichman abriu, nesta terça-feira (2), a série de entrevistas com os candidatos à reitoria da Ufam.

2 de março de 2021

Compartilhe

A candidata apresentou as propostas que tem em mente para gerir a Ufam (Foto: Reprodução)

O cenário de pandemia mudou a rotina de todo o mundo e, claro, também impactou na vida de milhares de estudantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) que, desde o primeiro semestre de 2020, seguem com o calendário acadêmico sofrendo inúmeras alterações.

Para Andrea Waichmann, candidata a assumir a vaga de reitora da Ufam, regularizar o ano letivo destes alunos é a pauta prioritária da sua gestão que, na tentativa de minimizar os prejuízos dos alunos, disse que espera contar com “um grande esforço de toda comunidade acadêmica”.

Mesmo ciente de que a entrada dos “calouros” na universidade este ano vai implicar ainda mais na regularização do calendário acadêmico, Andrea frisou que há de se respeitar todas as formas de ingresso na Ufam, ressaltando que, caso ocorra o contrário, a instituição pode acarretar prejuízos de ordem econômica.

Outro ponto destacado pela candidata foi o quantitativo de “calouros” que irão compor as turmas iniciais na Ufam. Andrea disse que, junto com professores e coordenadores dos cursos, buscará “soluções céleres e eficientes” para contornar a situação.

A Ufam na pandemia

Em um dos trechos da entrevista dada à TV RealTime1 nesta terça-feira (2), Andrea falou da relevância que a Ufam tem diante do cenário pandemia, destacando, além dos estudantes que estão atuando na linha de frente do combate ao coronavírus, as pesquisas.

“É das universidades que vem a solução. Se a gente pensa na Covid, a vacina não teria sido desenvolvida tão rápido se as pesquisas não fossem eficientes. Também informamos sobre prevenção e os impactos da doença no organismo”, disse a candidata.

‘Menos recurso requer administração racional e eficiente’

Andrea comentou sobre o orçamento direcionado à Ufam vir diminuindo significativamente nos últimos anos, considerando o cenário “preocupante porque é perceptível que há um contigenciamento e diminuição dos recursos federais voltados para a Educação Superior que independe da pandemia”.

“Administrar uma instituição pública do tamanho da Ufam, com mais de 25 mil alunos, é um grande desafio. Precisamos de uma gestão eficiente. Às vezes, muito se gasta de forma incorreta quando se tem um sistema muito burocratizado. Precisamos de uma administração racional e eficiente no controle dos gastos”, frisou Andrea.

A candidata falou ainda sobre outros assuntos, como os nomes indicados pelo presidente Jair Bolsonaro aos cargos de reitor(a) nas universidades do país e, também, sobre a independência administrativa dos polos da Ufam no interior.

Veja a entrevista completa aqui.

Texto: Rosianne Couto

Leia mais sobre Política

Crítico de Bolsonaro, Mandetta será o primeiro a ser ouvido na CPI

Sugestão foi feita pelo virtual presidente da comissão, o senador Omar Aziz, que trabalha para ouvir o ex-ministro da Saúde já na primeira sessão de trabalho da CPI.

19 de abril de 2021

Plano de trabalho prevê convite a Guedes e ex-ministros da Saúde

Versão inicial do plano ainda será discutido na sessão de instalação da CPI, o que só deve acontecer na quinta-feira ou na terça-feira da semana seguinte.

19 de abril de 2021

Vestindo carapuça, vereador Sassá promete blindar gazeteiros da Câmara

Magoado com fala de Glória Carrate sobre vereadores que fingem estar on-line durante sessões híbridas, Sassá da Construção convocou colegas a se blindarem contra denúncias.

19 de abril de 2021

Wilson Lima prepara pacote de ações para o segundo semestre

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

19 de abril de 2021

Vereador notifica Instituto Municipal de Mobilidade Urbana por falta de ônibus

Além de notificação verbal, Jaildo Oliveira prometeu formalizar pedido para que o diretor-presidente do IMMU apresente um relatório sobre os primeiros 100 dias de gestão.

19 de abril de 2021

Assembleia vota concessão de auxílio emergencial para três setores

A proposta prevê o pagamento de um auxílio de R$ 200, em três parcelas, já tramita em regime de urgência na ALEAM e beneficiará trabalhadores do esporte, turismo e cultura.

19 de abril de 2021

‘Manaus vacina hoje 59,02% a menos do que poderia’, alerta Amon Mandel

Segundo Amon Mandel, número de pessoas vacinadas por dia pela Secretaria Municipal de Saúde, que no dia 8 de fevereiro chegou a 15 mil, gira hoje em torno de 5 mil a 6 mil.

19 de abril de 2021

Justiça Federal manda pagar R$ 703 mi em precatórios durante pandemia

Valor corresponde a dívidas que órgãos públicos federais tinham com cidadãos de todos os municípios do Amazonas e cujo valor eram considerados de pequeno porte.

19 de abril de 2021