fbpx

segunda, 18 de janeiro de 2021

Deputada faz alerta sobre câncer com maior taxa de mortalidade

De acordo com a oncologista clínica, Gilmara Resende, o câncer de pulmão é uma neoplasia, células malignas que se proliferam em toda árvore brônquica.

30 de novembro de 2020

Compartilhe

O câncer de pulmão é uma neoplasia, células malignas que se proliferam em toda árvore brônquica (Foto: Divulgação)

Celebrado na última sexta-feira (27), o Dia Nacional de Combate ao Câncer traz diversos alertas importantes para os cuidados com a saúde. Pensando nisso, a deputada Mayara Pinheiro (PP) fez um alerta para um tipo pouco falado, porém com a maior taxa de mortalidade no mundo: o Câncer de Pulmão.

De acordo com a oncologista clínica, Gilmara Resende, o câncer de pulmão é uma neoplasia, células malignas que se proliferam em toda árvore brônquica. As principais causas da doença são: exposição a agentes químicos, poluição ambiental e principalmente tabagismo.

Na Região Norte, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pulmão, traqueia e brônquios ocupa a terceira posição em homens e a quarta posição em mulheres. No Estado do Amazonas, a incidência prevista para 2020 é de mais de 300 casos novos, 190 em homens e 130 em mulheres.

“Como presidente da Comissão de Saúde da Aleam e médica também , vou propor a criação da Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Câncer de Pulmão, Traqueia e Brônquios, com ação de conscientização, prevenção e acima de tudo atendimento facilitado para a população, uma forma de contribuir para a redução da mortalidade dessas afecções tão comuns”, afirmou Mayara.

O Projeto de Lei deve começar a tramitar na próxima semana, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Assista o vídeo de conscientização sobre essa doença: https://fb.watch/217XMtGj-e/.

Fonte: assessoria

Leia Mais:

Veja mais notícias

Vacinação contra Covid-19 começa na quarta-feira, anuncia Pazuello

Segundo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, serão inicialmente 3 milhões de pessoas a serem vacinadas, com duas doses cada uma, totalizando 6 milhões de doses da CoronaVac.

17 de janeiro de 2021

Pressionado por Dória, Pazuello promete enviar vacinas nesta segunda

Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou nesta domingo (17) que o Governo Federal irá enviar lotes da CoronaVac aos estados a partir das 7h da manhã desta segunda-feira.

17 de janeiro de 2021

Amazonas vai receber doses, mas população continuará sem vacinas

Aprovação para o uso emergencial, tanto da CoronaVac, que será enviada ao estado, quanto da vacina de Oxford, permite a imunização apenas de grupos prioritários.

17 de janeiro de 2021

Transferência para tratamento em outros estados traz esperança

A medida é alternativa para melhorar o fluxo nos hospitais e garantir atendimento ao maior número de pessoas.

17 de janeiro de 2021

São Paulo inicia imunização após aprovação de vacinas pela Anvisa

Enfermeira paulista Mônica Calazans foi a primeira pessoa a ser imunizada contra a Covid-19 no Brasil. Ela atua na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo

17 de janeiro de 2021

Quando os amazonenses serão vacinados? Talvez no dia D, na Hora H

Secretarias de saúde do estado e do município estão de mãos atadas e aguardam informações do Governo Federal, que tem criado falsas expectativas na população.

17 de janeiro de 2021

Brasília recebe 15 pacientes com covid-19 procedentes de Manaus

Com o colapso do sistema de saúde na capital Manaus, amazonenses com covid-19 estão sendo transferidos para outros estados. Piauí e Maranhão também receberam pacientes.

17 de janeiro de 2021

Toque de recolher e demais restrições são prorrogados até 31 de janeiro

O cenário crítico do Amazonas em relação à pandemia da Covid-19 obrigou o Governo a prorrogar as medidas de enfrentamento, como a suspensão de serviços não essenciais.

17 de janeiro de 2021