fbpx

domingo, 01 de agosto de 2021

De olho no DEM, Amazonino prepara nova candidatura ao Governo

Fonte afirmou ao RealTime1 que a saída de Amazonino Mendes do Podemos acontecerá em breve e que um dos motivos seria a 'pouca capilaridade' da sigla no interior.

6 de julho de 2021

Compartilhe

Amazonino é um dos nomes já cogitados para a disputa pelo Governo do Estado em 2022 (Foto: Divulgação)

O ex-governador Amazonino Mendes assumiu, há quase três meses, o comando geral do Podemos no Estado, mas já está de mudanças para o Democratas (DEM). A decisão ainda não foi comunicada oficialmente, mas ambos os lados já sabem o enredo da novela que culminará em uma nova candidatura do cacique político ao Governo do Amazonas em 2022.

Por trás da mudança repentina de partido, está um polpudo cheque que o DEM recebe dos fundos partidário e eleitoral e, também, um bom tempo de televisão, quase o dobro do garantido ao Podemos.

Número 2 do Podemos, o deputado estadual Wilker Barreto foi procurado pelo RealTime1 para comentar o assunto, mas ele não respondeu aos questionamentos.

Nos bastidores do partido, contudo, militantes dão como certa a transferência do ex-governador que, sequer, esquentou a cadeira de presidente do Podemos. O motivo da mudança é o maior poder de fogo do DEM para alavancar uma nova candidatura majoritária.

“O Podemos é um partido novo, tem pouca capilaridade nos municípios do Estado, além de receber menos recursos dos fundos”, afirmou uma fonte que pediu para não ter o nome revelado.

Movimentações do DEM

No DEM, a primeira versão para a entrada de Amazonino seria por força de uma intervenção no Diretório Estadual, hoje sob o comando do secretário de Educação de Manaus, Pauderney Avelino. Amazonino ficaria como interventor e teria independência para se movimentar no partido, indicando lideranças municipais e decidindo como investir os recursos do fundos partidário e eleitoral.

O atual presidente democrata, Pauderney Avelino, contudo, afirmou que Amazonino não precisaria de uma intervenção para entrar no DEM, pois ele próprio assinaria sua ficha de filiação no partido, relatando também sobre a amizade existente entre eles e as várias caminhadas políticas que já fizeram juntos ao longo das respectivas carreiras no Amazonas.

No DEM, outra liderança que é ligada a Amazonino Mendes é o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, que no governo tampão dele (2017/2018) exerceu o cargo de secretário Estadual de Obras. Rotta seria a favor da chegada de Amazonino, mas sabe que abriria um flanco na boa relação que tem atualmente com o prefeito David Almeida, que bateu o ex-governador na eleição municipal do ano passado e caminha para apoiar a recandidatura de Wilson Lima (PSC).

Texto: Gerson Severo Dantas

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Presidente diz que eleição sem voto impresso será ‘farsa’ inaceitável

Presidente Jair Bolsonaro participou, na manhã deste sábado de 'motociata' em Presidente Prudente, criticou a urna eletrônica e ameaçou não aceitar o resultado da eleição.

31 de julho de 2021

Wilson celebra o ritmo da vacinação da população em 53 municípios

Governador Wilson Lima comemorou que o avanço da vacinação permitiu que 53 municípios já tenham vacinado ou estejam vacinando toda a população adulta alvo do PNI.

31 de julho de 2021

Vice do TRE-AM critica Bolsonaro e alerta para ‘clima de guerra’

Desembargador Jorge Lins falou ao RealTime1 sobre as acusações do presidente de eleições fraudadas e o clima de intranquilidade que elas trazem a paz social no País.

31 de julho de 2021

Pazuelo mentiu sobre o TrateCov na CPI, atesta análise do TCU

Conclusão dos técnicos do TCU desmente argumento apresentado pelo ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello à CPI da Covid de que a plataforma teria sido adulterada por hackers.

31 de julho de 2021

PF deve retomar investigação sobre interferência de Bolsonaro

Decisão é do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Inquérito apura se o presidente tentou interferir na Polícia Federal, buscando proteger os filhos.

31 de julho de 2021

Bolsonaristas promovem manifestação em apoio ao voto impresso

Grupo Conservador Amazonas espera reunir, neste domingo, na avenida das Torres, apoiadores da proposta defendida pelo presidente em transmissão ao vivo nesta quinta-feira.

31 de julho de 2021

CPI vai analisar 28 requerimentos que envolvem amazonenses

Destaque na lista de requerimentos, está o pedido contra o deputado estadual Fausto Júnior (MDB), a mãe dele, a conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Yara Lins.

31 de julho de 2021

MPAM recomenda exoneração de 35 servidores públicos em Itapiranga

A recomendação é dirigida à prefeita, ao presidente da Câmara Municipal e a agentes que detenham a atribuição de nomear e de exonerar ocupantes de cargos comissionados.

30 de julho de 2021