Segundo David Reis, presidente da CMM, a bancada do Avante na Câmara vai concorrer a vagas na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) ou na Câmara dos Deputados.
David Reis (foto) disse que todos os vereadores do Avante disputarão as eleições. (Foto Robervaldo/CMM)
O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis (Avante), pré-candidato a deputado estadual, disse que todos os vereadores do Avante, partido do prefeito David Almeida, disputarão as eleições de 2022. A bancada vai concorrer a vagas na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) ou a Câmara dos Deputados.
David Reis fez as declarações na tarde de ontem (26), em entrevista ao podcast da coluna Sim&Não do jornal A Crítica.
Por causa da janela partidária, o Avante saltou de quatro para seis vereadores.
Segundo David Reis, os vereadores Marcel Alexandre, Marcelo Serafim e Elissandro Breval serão candidatos a uma vaga na Câmara dos Deputados.
Já ele, Eduardo Assis e Wanderley Monteiro entrarão na disputa por vagas na Aleam.
O presidente da CMM prevê que, para serem competitivos na chapa do partido, os candidatos do Avante precisam de ao menos 15 mil votos. “Arrisco de dizer que, no Avante, a pessoa para estar brigando por uma vaga, ela tem que estar gravitando ali no universo de 15 mil votos”, reforçou durante a entrevista.
Questionado sobre os impactos da pré-campanha no trabalho legislativos dos vereadores, David Reis admitiu que pode ocorrer queda da produção parlamentar da Casa, mas alegou que a atual legislatura é a que mais trabalha na história da CMM.
Candidatura do pai
Ainda durante a entrevista, o presidente da Câmara disse que a candidatura dele à Assembleia não depende do pai – o ex-secretário municipal de Limpeza, Sabá Reis – ser ou não candidato a vice do governador Wilson Lima (UB). A vice-candidatura de Sabá na chapa de Wilson Lima não está confirmada, mas há especulações.
“O que nos possibilita de estar na condição de pré-candidato a deputado estadual não é o desenho da candidatura de um possível vice. A decisão do ex-deputado Sabá Reis está tomada: ele não será candidato a deputado estadual e ela [decisão] não se dá em virtude de uma vice-candidatura”, declarou Reis.
Pela legislação eleitoral, o Avante vai poder lançar candidatos baseado no número de vagas mais um da Assembleia Legislativa do Amazonas e Câmara dos Deputados, ou seja, o partido poderá indicar nove candidatos a deputado federal e 25 nomes para deputado estadual.
Texto: Jefferson Ramos