fbpx

domingo, 05 de dezembro de 2021

Com inauguração de escola, Wilson Lima dá início a ano letivo híbrido

Estudantes de todos os níveis e modalidades de ensino nos 61 municípios do interior retornam às atividades presenciais. Aulas presenciais retornam somente no interior.

19 de maio de 2021

Compartilhe

Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Professora Maria Adelaide Marinho Hortência vai atender 600 alunos do Ensino Médio (Foto: Divulgação)

Com a presença do governador Wilson Lima (PSC), a inauguração do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Professora Maria Adelaide Marinho Hortência, no município de Careiro Castanho, marcou a abertura do ano letivo híbrido – presencial e online – da rede estadual de ensino nesta quarta-feira (19).

Estudantes de todos os níveis e modalidades de ensino nos 61 municípios do interior, que já estavam acompanhando as aulas pelo programa “Aula em Casa”, retornam às atividades presenciais. Inicialmente, as aulas retornam somente no interior.

Em 2021, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto vai atender, aproximadamente, 211 mil estudantes no interior do estado. Com a inauguração do Ceti no município do Careiro Castanho, serão atendidos 600 alunos do Ensino Médio.

Medidas de segurança e vacinação

Na abertura do ano letivo na modalidade presencial, o governador destacou a importância do retorno dos alunos para as escolas, os protocolos de segurança e a imunização dos profissionais da educação.

“Esses alunos tiveram um prejuízo muito grande nos últimos 12 meses e precisam retomar as aulas. E há algumas habilidades, ou pelo menos algumas delas, que não se adquire, infelizmente, através de aula virtual. Tem que estar presente aqui na escola. E essas aulas voltam com segurança, colocamos álcool em gel, mais pia, e tem a questão do distanciamento social. Além da vacinação dos profissionais da educação”, disse Wilson Lima.

Ele destacou que foi iniciada, na segunda-feira (17), a imunização desses trabalhadores nos municípios da Região Metropolitana de Manaus. Wilson Lima ressaltou que 30% desses profissionais já foram imunizados no processo de vacinação de pessoas acima de 60, e que 12 municípios já concluíram a imunização dos profissionais da educação.

Grupos alternados

Para o retorno, as turmas serão divididas em dois grupos (A e B), que frequentarão a escola em dias alternados, como aconteceu no ano passado. Quando um grupo estiver na unidade, o outro deverá estar em casa, acompanhando as transmissões do “Aula em Casa”.

Os grupos serão definidos pela própria equipe escolar da unidade, que deverá informar os pais e/ou responsáveis.

“É de extrema importância esse retorno, um retorno com segurança. A escola está sendo preparada para receber os alunos com essa segurança. Álcool em gel, distanciamento, toda adesivada, para ter essa sinalização necessária. E também no retorno vai ter uma supervisão, para que haja o respeito a esse distanciamento e à higienização”, destacou a coordenadora pedagógica do Ceti, Zeila Nascimento.

“Para voltar às aulas presenciais vai ser muito bom, eu me sinto supersegura. Acho que, se todo mundo seguir corretamente tudo que está sendo pedido, vai ser muito bom e não vamos correr risco algum”, considerou a aluna Macelly Castro, do 1º ano do Ensino Médio.

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Obrigatoriedade de filmagem para entrar em domicílio de suspeitos é anulada

A decisão se deu em favor de um homem, suspeito de tráfico de drogas, com o entendimento de que a entrada dos policiais em sua casa foi ilegítima.

4 de dezembro de 2021

Prefeito David Almeida cancela festas de Réveillon em Manaus

Temendo aumento de casos de Covid-19, o prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou neste sábado o cancelamento das festas de Réveillon.

4 de dezembro de 2021

Empresa deverá pagar a entregador com Covid-19 ajuda financeira

Câmara aprova medidas de proteção a entregadores de aplicativo durante pandemia. A ajuda é equivalente à média dos três últimos pagamentos mensais recebidos pelo entregador.

4 de dezembro de 2021

CAE do Senado discute como barrar aumentos dos combustíveis

Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal vai analisar projeto que modifica a política de preços dos combustíveis adotada pela estatal Petrobras.

4 de dezembro de 2021

‘Lei Seca’ entrará em vigor a partir das 18h deste sábado em Coari

Eleição suplementar que acontece neste domingo escolherá o novo prefeito do município de Coari, o segundo mais rico do Estado e que tem um orçamento de R$ 300 milhões.

4 de dezembro de 2021

Braga propõe comissão mista para acompanhar escalada dos precatórios

Acordo que viabilizou a aprovação da PEC dos Precatórios no Senado determina a criação de uma comissão mista para fiscalizar políticas públicas geradoras de dívidas.

4 de dezembro de 2021

Evangélicos querem vaga de vice-presidente de Bolsonaro em 2022

Para não ser derrotado na disputa de 2022, Bolsonaro precisa agora selar um novo pacto, mas com a cúpula das igrejas e dos templos, e não com o Progressistas de Lira.

4 de dezembro de 2021

SSP-AM reforça suporte à operação Eleição 2021, em Coari

A eleição suplementar para a escolha do novo prefeito de Coari acontece neste domingo (5). A Lei Seca no município entrará em vigor a partir das 18h deste sábado.

4 de dezembro de 2021