sexta-feira, 29 de março de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Pesquisar
Close this search box.

Com inauguração de escola, Wilson Lima dá início a ano letivo híbrido

Estudantes de todos os níveis e modalidades de ensino nos 61 municípios do interior retornam às atividades presenciais. Aulas presenciais retornam somente no interior.
COMPARTILHE
Wilson

Com a presença do governador Wilson Lima (PSC), a inauguração do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Professora Maria Adelaide Marinho Hortência, no município de Careiro Castanho, marcou a abertura do ano letivo híbrido – presencial e online – da rede estadual de ensino nesta quarta-feira (19).

Estudantes de todos os níveis e modalidades de ensino nos 61 municípios do interior, que já estavam acompanhando as aulas pelo programa “Aula em Casa”, retornam às atividades presenciais. Inicialmente, as aulas retornam somente no interior.

Em 2021, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto vai atender, aproximadamente, 211 mil estudantes no interior do estado. Com a inauguração do Ceti no município do Careiro Castanho, serão atendidos 600 alunos do Ensino Médio.

Medidas de segurança e vacinação

Na abertura do ano letivo na modalidade presencial, o governador destacou a importância do retorno dos alunos para as escolas, os protocolos de segurança e a imunização dos profissionais da educação.

“Esses alunos tiveram um prejuízo muito grande nos últimos 12 meses e precisam retomar as aulas. E há algumas habilidades, ou pelo menos algumas delas, que não se adquire, infelizmente, através de aula virtual. Tem que estar presente aqui na escola. E essas aulas voltam com segurança, colocamos álcool em gel, mais pia, e tem a questão do distanciamento social. Além da vacinação dos profissionais da educação”, disse Wilson Lima.

Ele destacou que foi iniciada, na segunda-feira (17), a imunização desses trabalhadores nos municípios da Região Metropolitana de Manaus. Wilson Lima ressaltou que 30% desses profissionais já foram imunizados no processo de vacinação de pessoas acima de 60, e que 12 municípios já concluíram a imunização dos profissionais da educação.

Grupos alternados

Para o retorno, as turmas serão divididas em dois grupos (A e B), que frequentarão a escola em dias alternados, como aconteceu no ano passado. Quando um grupo estiver na unidade, o outro deverá estar em casa, acompanhando as transmissões do “Aula em Casa”.

Os grupos serão definidos pela própria equipe escolar da unidade, que deverá informar os pais e/ou responsáveis.

“É de extrema importância esse retorno, um retorno com segurança. A escola está sendo preparada para receber os alunos com essa segurança. Álcool em gel, distanciamento, toda adesivada, para ter essa sinalização necessária. E também no retorno vai ter uma supervisão, para que haja o respeito a esse distanciamento e à higienização”, destacou a coordenadora pedagógica do Ceti, Zeila Nascimento.

“Para voltar às aulas presenciais vai ser muito bom, eu me sinto supersegura. Acho que, se todo mundo seguir corretamente tudo que está sendo pedido, vai ser muito bom e não vamos correr risco algum”, considerou a aluna Macelly Castro, do 1º ano do Ensino Médio.

Leia Mais:

COMPARTILHE
MAPA DA DESIGUALDADE