Omar Aziz e Eduardo Braga reafirmaram que marcham com Lula para eleição do ex-presidente ainda no primeiro turno da disputa pelo Palácio do Planalto.
Convenção do PT aconteceu na manhã deste sábado (30), na sede do Sindimetal (Foto: Larissa Cavalcante/RT1)
Com a presença dos pré-candidatos Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD), o Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou o palanque estadual à candidatura de Luís Inácio Lula da Silva (PT) à presidência da República e a chapa de candidatos proporcionais ao pleito, formada por cinco nomes à Câmara Federal e 10 à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
A convenção aconteceu na manhã deste sábado (30), na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal), no bairro Praça 14 de Janeiro, em Manaus. Braga e Omar chegaram praticamente juntos no local, com mais de uma hora e meia de atraso. O evento iniciou às 9h.
Os senadores reafirmaram que marcham com Lula para eleição do ex-presidente ainda no primeiro turno da disputa pelo Palácio do Planalto e repudiaram o novo decreto presidencial que reduz o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), afetando o Polo Industrial de Manaus (PIM).
Ao ser indagado sobre a militância petista que se opõe a apoiá-lo, mesmo com o posicionamento já declarado de Lula, Eduardo Braga disse que nem “Jesus conseguiu unanimidade” e segue à disposição para construir a candidatura ao executivo estadual.
Sem a presença de cartazes e placas com menção à Braga, o pré-candidato do MDB foi recebido com aplausos. Antes da entrada do senador, o presidente estadual do PT, deputado Sinésio Campos fez um apelo à militância presente para receber os convidados com respeito em razão de uma parcela de filiados petistas resistirem ao nome de Braga ao executivo estadual.
A odontóloga Lúcia Antony representou o Partido Comunista do Brasil (PCdoB). O evento não contou com a presença de militantes e da executiva estadual do Partido Verde (PV). PT, PV e PCdoB foram a federação Fé Brasil.
A convenção estadual do PT oficializou o apoio da sigla à reeleição de Omar, que tem como primeira suplente a vereadora de Itacoatiara, Cheila Moreira (PT), e o nome de Braga ao governo.
Entre os prefeitos que participaram do evento estão Jair Souto (MDB), de Manaquiri, e Bi Garcia (UB), de Parintins.
Concorrem à reeleição pelo PT o deputado federal José Ricardo e o deputado Sinésio Campos, que busca o quarto mandato na Aleam.
Anne Moura, secretária nacional de Mulheres do PT; Edjane Rodrigues, presidente da presidente da Federação Estadual dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Fetagri-AM); o vereador de Manaus Sassá da Construção Civil; e Luiz Borges foram confirmados para disputa à Câmara Federal.
Para a Aleam, o partido informou os nomes de Francisco Praciano, Waldemir Santana, Delegado João Tayah, Antônio Peixoto, Cristiane Sales, Florismar Ferreira (representando a Bancada Amazônida), Jessica Batista, João Alves e Maria Francinete de Lima.
A federação Fé Brasil apresentará oficialmente a chapa com nove candidatos a deputado federal e 25 a estadual que irão concorrer às eleições 2022, neste domingo (31). A convenção da federação será, a partir das 9h, na sede do Sindmetal.
Texto: Larissa Cavalcante
Leia Mais: