fbpx

sábado, 13 de agosto de 2022

Ciro anuncia vice-prefeita de Salvador como vice em chapa pura do PDT

Ciro Gomes anuncia vice do mesmo partido e evidencia dificuldades de firmar alianças com outras legendas para o apoio na corrida ao Palácio do Planalto.

6 de agosto de 2022

Compartilhe

Ana Paula tem 44 anos, é servidora concursada da Petrobras e vice-prefeita de Salvador (Foto: Alexandre Amarante/PDT)

Sem conseguir fechar aliança com outros partidos, o candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, anunciou nesta sexta-feira (5) a vice-prefeita de Salvador (BA), Ana Paula Matos, como vice em sua chapa, no último dia de convenções para escolher os candidatos que vão disputar as eleições de outubro.

Ana Paula tem 44 anos e é servidora concursada da Petrobras. Ela iniciou a trajetória na gestão municipal como diretora-geral de Educação da Prefeitura de Salvador, em 2013, e foi cogitada como vice de ACM Neto (União Brasil) na disputa pelo governo da Bahia. Em 2020, declarou ter R$ 1,08 milhão em bens.

A decisão de concorrer com uma chapa pura refletiu a dificuldade de Ciro de atrair partidos para sua candidatura.

Na quinta (4), na convenção do PDT em Brasília que confirmou a senadora Leila na disputa ao Governo do Distrito Federal, o presidenciável já havia sinalizado que não vislumbrava qualquer aliança, apesar de dizer que ainda havia conversas.

Questionado se esperava alguma aliança de última hora com outras siglas, como a União Brasil, Ciro respondeu não ser muito provável.

“Você tem candidaturas que, com 1%, recebem alianças. E a minha, que frequenta o terceiro consistente e incontrastável lugar, não recebe”, disse. “Pergunta ao (Luciano) Bivar (da União Brasil). O Bivar é um cara honesto, diz que ‘o problema do Ciro não é ele, são as ideias dele.'”
Segundo o candidato pedetista, a defesa de uma mudança no modelo econômico e na governança política afastam alianças.

“Você não pode esperar que uma fração do sistema comprometida com os modelos econômico e de governança que quero revogar venham em meu socorro. É preciso ter humildade.”

Texto: Danielle Brant e Mariana Zylberkan (Folhapress)

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Carol Braz quer destinar 30% dos cargos do Governo aos jovens

Carol Braz apresentou propostas para o incentivo dos jovens ao primeiro emprego e oferta de cargos comissionados para este público, caso seja eleita governadora.

12 de agosto de 2022

Wilson adere ao TikTok para ampliar comunicação com eleitores

Wilson Lima anuncia adesão ao TikTok convocando seguidores e fazendo dancinha, para buscar o eleitorado mais jovem, maioria dos perfis do aplicativo.

12 de agosto de 2022

TSE divulga cálculo para distribuição de tempo no horário eleitoral

Conforme a legislação eleitoral, 90% do tempo total de propaganda são distribuídos proporcionalmente pelo número de deputados. O restante (10%) é dividido igualitariamente. 

12 de agosto de 2022

STF terceiriza para TSE manifestações sobre atos pró-democracia

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, defendeu as urnas eletrônicas, disse que é preciso rejeitar o retrocesso e se opôs às fake news.

12 de agosto de 2022

Novas regras incentivam a eleição de mulheres e negros para a Câmara

Novas regras da reforma eleitoral do ano passado dobram o valor dos votos para mulheres e negros candidatos à Câmara dos Deputados, em Brasília.

12 de agosto de 2022

Chapa Solidariedade-PSB assina carta pela ética e boa governança, no AM

Candidato ao Governo do Amazonas pela Coligação ‘Nós, o Povo’, Ricardo Nicolau assinou a carta junto com a candidata a vice-governadora na chapa, Cristiane Balieiro.

12 de agosto de 2022

4 nomes na disputa ao Senado já pediram o registro de candidatura, no AM

Sete candidatos se apresentam para o cargo de senador do Amazonas, mas, até à tarde desta sexta, três deles ainda não registraram pedido de candidatura no TSE.

12 de agosto de 2022

TSE já recebeu nove registros de candidaturas à Presidência da República

Justiça Eleitoral atualizou os dados de registros das candidaturas à Presidência da República, até esta quinta-feira, com nove chapas que pleiteiam disputar as eleições.

12 de agosto de 2022