fbpx

quarta, 20 de janeiro de 2021

CDC/Aleam leva Balcão do Consumidor para o interior do Estado

A proposta é ofertar, a exemplo do que já ocorre em comunidades de Manaus, serviços de orientação jurídica e abertura de reclamações relacionadas ao consumo para o interior.

31 de agosto de 2020

Compartilhe

Foto: Divulgação

Devido ao aumento de demandas consumeristas no interior do Estado, a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CDC/Aleam) vai levar o Balcão do Consumidor para os municípios amazonenses.

A proposta é ofertar, a exemplo do que já ocorre nos bairros e comunidades de Manaus, serviços de orientação jurídica e abertura de reclamações relacionadas ao consumo para o interior do Amazonas.

Durante visitas e ações da CDC/Aleam nos municípios do interior, o presidente da Comissão, deputado estadual João Luiz (Republicanos), constatou o alto índice de reclamações referentes a consumo e a necessidade de aproximar os serviços públicos da população amazonense.

“Os registros feitos na Comissão são nosso parâmetro e norteador das nossas ações. E durante as fiscalizações no interior, verificamos o aumento das reclamações contra a má prestação de serviços públicos e também privados. A população está atenta aos seus direitos como consumidor e nosso dever é criar ferramentas e mecanismos para dar voz ao cidadão tanto da capital quanto do interior, por isso vamos levar o Balcão do Consumidor para atender a essas demandas”, justificou João Luiz.

Na próxima sexta-feira (4), o Balcão do Consumidor estará nos municípios de Maués e Parintins (a 276 e 369 km de Manaus, respectivamente). A equipe da CDC/Aleam, formada por advogados e conciliadores, estará disponível para atender a população com serviços de orientação jurídica e questões consumeristas.

“Pela manhã, o Balcão estará na cidade de Maués e à tarde em Parintins. Nossa meta é atender a demanda dos consumidores dos dois municípios e garantir maior resolutividade a eles”, comentou o presidente da CDC/Aleam.

No último dia 25 de agosto, a cidade de Tabatinga (a 1.106 km de Manaus) recebeu o Balcão do Consumidor. Ao todo, 85 atendimentos foram realizados, sendo a cobrança indevida de concessionárias de água e energia a campeã de reclamações no município.

Na capital

Na capital, o Balcão do Consumidor já está na sua 4ª edição. O projeto já percorreu os bairros São José, Campos Sales e os conjuntos Manoa e Viver Melhor 4 e já realizou mais de 500 atendimentos, com 70% dos casos resolvidos durante as ações.

As edições do Balcão do Consumidor têm sido realizadas desde o mês de julho, levando serviços e orientação jurídica aos bairros e comunidades de Manaus.

O projeto da CDC/Aleam foi idealizado para atender a demanda da população, uma vez que a Assembleia mantém suspensos os atendimentos presenciais ao público.

Durante a ação, são seguidas as recomendações sanitárias de higiene como a exigência do uso da máscara, o distanciamento social e o uso de álcool em gel.

Fonte: assessoria

Leia Mais:

Veja mais notícias

STJ pede informações sobre desabastecimento de oxigênio

Gestores públicos devem informar quando tiveram conhecimento do risco de desabastecimento de oxigênio, além do recebimento e uso de recursos federais no combate à pandemia.

20 de janeiro de 2021

PSOL pede ao STF que proíba medicamentos para “tratamento precoce”

A sigla também pediu que o governo federal pare de divulgar qualquer informação que propague, induza ou incentive o uso de medicamentos sem comprovação.

20 de janeiro de 2021

Distribuição de vacinas no interior atende à quantidade de indígenas

Uma verdadeira operação de "guerra" está sendo montada para a distribuição dos "kits" com vacinas e seringas. Um avião anfíbio seguiu hoje para quatro municípios do Estado.

20 de janeiro de 2021

Pesquisa sobre o uso da BCG contra Covid inicia na próxima semana

A vacina é uma das mais utilizadas no mundo para prevenir formas graves da tuberculose na infância. Sendo assim, pode gerar resposta imune contra outras infecções.

20 de janeiro de 2021

Parintins recebe 3.831 doses da vacina abaixo do esperado

A estimativa inicial da Prefeitura de Parintins era receber 4.900 doses da vacina. Porém, o município recebeu apenas 1.069 doses, sendo 514 para vacinação de índios aldeados.

20 de janeiro de 2021

Governo contará com o reforço de mais cinco usinas de oxigênio

Cada usina tem capacidade para produzir 26 m³/hora. O reforço ajudará a suprir a escassez de O2, ocasionado pelo aumento no número de hospitalizações na rede pública.

19 de janeiro de 2021

Bolsonaro ignora caos na saúde e não prioriza vacinação em Manaus

Doses recebidas pelo AM devem ser aplicadas prioritariamente e obrigatoriamente nos indígenas aldeados. Apenas 36% dos profissionais de saúde devem ser imunizados em Manaus.

19 de janeiro de 2021

Em efeito dominó falta de oxigênio hospitalar atinge cidade no Pará

A cidade de Faro (PA), que faz fronteira com Nhamundá (AM), anunciou o colapso do sistema de saúde e registrou seis mortes devido a falta do insumo.

19 de janeiro de 2021