fbpx

sexta, 25 de junho de 2021

Carlos Almeida não deve ser ouvido pela CPI da Covid no Senado

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

7 de maio de 2021

Compartilhe

As chances da CPI da Covid convocar o vice-governador Carlos Almeida (sem partido) são de, no máximo, 1%, segundo fontes seguras da coluna em Brasília. Da mesma forma, não há nenhuma possibilidade do prefeito David Almeida (Avante) e do governador Wilson Lima (PSC) serem ouvidos pelos senadores da CPI em maio. Carlos Almeida e David Almeida já manifestaram a vontade de falar aos senadores, mas a verdade é que a CPI não deve dar espaço para oitivas que não tenham conexão direta com a linha de investigação escolhida pelos senadores.

___

OUTROS CANAIS

Muito embora vários veículos de comunicação locais estejam noticiando que o vice deve ser ouvido pela CPI, fontes em Brasília com acesso aos senadores, em especial os parlamentares amazonenses, garantem que não é bem vista a tentativa de uso político da CPI. O consenso é que o vice-governador deve procurar os canais cabíveis para fazer as denúncias que diz ter contra o governo.

___

‘POLITICAGEM’

O governador Wilson Lima rebateu, em nota, as acusações feitas em entrevista à coluna “Painel”, da Folha de S. Paulo, pelo vice-governador Carlos Almeida Filho. De acordo com a nota, as afirmações feitas pelo vice-governador de que houve desleixo do Governo do Estado em relação à pandemia não têm qualquer fundamento. O governo utiliza como prova em seu favor as dezenas de decretos governamentais com medidas de restrições e de distanciamento social adotadas ao longo de mais de um ano de pandemia. O aumento da quantidade de leitos na capital e interior também são usados como defesa pelo governo na nota.

___

MAIS AÇÃO

O Governo do Estado, aliás, também tem se mostrado disposto a mostrar serviço no que diz respeito à proteção da Zona Franca de Manaus. Na contramão da política econômica que vem sendo adotada pelo governo central, o governador Wilson Lima (PSC) anunciou que vai reformar a lei estadual de incentivos fiscais, tendo em vista a desburocratização e objetivando prorrogar os incentivos até 2033. A ordem na sede do governo é responder às críticas mostrando trabalho e deixar os opositores falando sozinhos.

___

RESPONSA

Presidente da CPI da Covid, o senador Omar Aziz (PSD) postou em suas redes sociais a pesquisa divulgada nesta sexta-feira (7) pela revista Exame. De acordo com a pesquisa, 59% dos brasileiros aprovam a CPI, 34% nem aprovam nem desaprovam e apenas 7% desaprovam. “Os ataques que estão sendo feito à Comissão vêm dessa minoria, e eu, como Senador do Amazonas e do Brasil, vou trabalhar em prol do bem-estar da maioria. Seguimos firmes nesta luta!”, postou o senador.

___

MONITORADOS

Um projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), de autoria do deputado estadual Saullo Vianna (PTB) propõe a utilização de equipamento de monitoração eletrônica, com o uso de tornozeleiras, por agressores, visando assegurar a efetividade das medidas protetivas determinadas pelo Poder Judiciário para as mulheres vítimas de violência doméstica. 

___

AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA

Recém-criado, o Comitê Especial de Enfrentamento das Cheias Fluviais do Município realizou, na manhã desta sexta-feira (7), uma visita técnica de avaliação no Centro da cidade. Liderados pelo vice-prefeito Marcos Rotta (DEM), os membros do comitê vão definir em que pontos a prefeitura vai atuar para minimizar os impactos da enchente, que está sendo avaliada como uma das maiores das últimas décadas. De primeira, o comitê já decidiu que a ação deve começar pelas ruas dos Barés e Barão de São Domingos, atualmente as mais afetadas pela cheia.

Leia mais sobre Política

Maioria do STF impede convocação de governadores pela CPI da Covid

Os ministros seguem decisão individual da ministra Rosa Weber, que suspendeu as convocações de governadores determinadas pela CPI da Pandemia.

24 de junho de 2021

Por ordem de Alexandre de Moraes, Daniel Silveira é preso novamente

O ministro do STF alega em sua decisão que Daniel Silveira violou mais de 30 vezes as regras da prisão domiciliar que o deputado está cumprindo desde o início do ano.

24 de junho de 2021

Câmara autoriza candidatura de gestor multado por conta irregular

A lei aprovada por 345 favoráveis, 98 contrários e quatro abstenções, libera para concorrer os gestores que foram punidos apenas com multa. A matéria segue para o Senado.

24 de junho de 2021

Irmãos bolsonaristas prometem ‘bomba’ na CPI para derrubar República

Além de revelar que possuem informações quentes do Governo Federal, os irmãos Miranda pediram segurança à CPI após intimidação de Onix Lorenzoni.

24 de junho de 2021

Filipe Martins ganha liminar para ficar calado em depoimento na CPI

Assessor Internacional da Presidência da República será ouvido para esclarecer a presença dele na reunião com representantes da Pfizer, em novembro, para a compra de vacinas.

24 de junho de 2021

Luis Miranda pede prisão de Onyx Lorenzoni e Elcio Franco à CPI

O deputado federal encaminhou um ofício ao presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz, no qual afirma que Onyx e Élcio estariam buscando coagi-lo antes do seu depoimento.

24 de junho de 2021

Hallal: ‘país precisa vacinar mais de 30 milhões em 21 dias de lockdown’

O epidemiologista, que presta depoimento nesta quinta-feira (24), afirmou que só o fechamento radical e vacinação em massa poderiam jogar o número de casos para baixo.

24 de junho de 2021

Em sessão ‘miojo’, deputados criticam política ambiental de Bolsonaro

Serafim Corrêa comemorou a saída do, agora, ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Wilker Barreto usou o tempo de fala para exaltar a ZFM para manutenção da floresta.

24 de junho de 2021