A insistência do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na retórica de que houve fraude nas Eleições de 2018 deverá ser comprovada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O corregedor da Corte, ministro Luís Felipe Salomão, despachou nesta terça-feira (21) uma ordem para que os esclarecimentos sejam apresentados em até 15 dias.
De acordo com o documento, a solicitação é parte de um procedimento administrativo para “análise de elementos que possam ter comprometido a regularidade de pleitos anteriores”, uma vez que as afirmações partem de autoridades como o presidente da República. Mais de uma vez, Bolsonaro alimentou a teoria de que as urnas eletrônicas teriam sido fraudadas no pleito que o sagrou vencedor, afirmando ter provas que comprovam suas alegações.
Essa é a primeira resposta do Judiciário às acusações do presidente que tenta desqualificar o processo eleitoral brasileiro. A decisão, segundo o ministro, tem o intuito de buscar informações “detalhadas e documentadas sobre os fatos narrados” para dar segurança ao pleito de 2022.
A base do governo na Câmara dos Deputados tenta emplacar o voto impresso auditável como uma forma de combater supostas fraudes, mesmo que no Brasil nunca tenham sido registrados fatos desse tipo.
Com informações do Congresso em Foco
Leia Mais: