Presidente usou as redes sociais para dizer que o governo está empenhado em proteger brasileiros na Ucrânia e divulgou canais de comunicação com o consulado em Kiev.
Bolsonaro esteve esse mês em visita à Rússia no momento em que o mundo inteiro estava sob alerta das constantes ameaças de invasão da Ucrância pela Rússia (Foto: Divulgação)
Em meio ao clima de tensão no Leste Europeu após invasão da Ucrânia pelo exército russo desde a madrugada desta quinta-feira (24), o presidente Bolsonaro (PL) falou, na tarde de hoje(24), sobre a situação e destacou haver empenho do governo para auxiliar aproximadamente 500 brasileiros na região dos bombardeios.
“Estou totalmente empenhado no esforço de proteger e auxiliar os brasileiros que estão na Ucrânia. Nossa Embaixada em Kiev permanece aberta e pronta a auxiliar os cerca de 500 cidadãos brasileiros que vivem na Ucrânia e todos os demais que estejam por lá temporariamente”, disse o presidente por meio de uma publicação no Twitter.
Bolsonaro aproveitou para divulgar um link em seu perfil informando que a embaixada no Brasil na cidade de Kiev, capital da Ucrânia e um dos alvos do bombardeio, está renovando o cadastramento dos brasileiros e também orientando-os.
A orientação que Bolsonaro se refere está sendo feita, segundo ele, por meio de avisos em mensagens de texto SMS ou pelos canais da embaixada brasileira na Ucrânia, site (http://kiev.itamaraty.gov.br), em sua página no Facebook (https://facebook.com/Brasil.Ukraine) e em grupo do aplicativo Telegram (https://t.me/s/embaixadabrasilkiev).
O presidente solicita que os brasileiros no território ucraniano mantenham contato diário com o governo brasileiro por meio da embaixada.
No posicionamento de Bolsonaro sobre a situação de tensão no leste europeu, ele orienta aos brasileiros que optarem por deixar a Ucrânia devem seguir todas as orientações da embaixada brasileira. No caso dos residentes no leste, situação mais afetada pelos bombardeios, os brasileiros precisam se deslocar para a capital Kiev assim que houver condições de segurança que permita o tipo de ação.
Por fim, Bolsonaro reforça seu comunicado divulgando o número do plantão consular +55 (61) 98260-0610 para casos de emergência envolvendo brasileiros na Ucrânia e seus familiares.
Veja o pronunciamento do presidente no Twitter:
Texto: Isac Sharlon
Leia Mais: