sexta-feira, 19 de abril de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Barra Torres rebate fala de Bolsonaro que associa vacina a Aids

O presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, garantiu que as vacinas aprovadas pela agência são seguras e não causam doenças, como insinuou Jair Bolsonaro.
COMPARTILHE
barra torres anvisa

O presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, reagiu à última live do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), quando o mandatário associou vacinas contra a Covid-19 ao diagnóstico positivo para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids).

Em declaração dada durante a abertura da 21ª reunião Ordinária da Agência, Barra Torres afirmou, sem citar Bolsonaro, que todas as vacinas aprovadas pela agência reguladora são seguras e não causam doenças.

“As vacinas que estão em uso no Brasil, analisadas e aprovadas pela Anvisa para o enfrentamento da Covid, são vacinas que têm objetivos. O melhor, o ideal deles, é prevenir que a Covid se instale naquela pessoa”, pontuou.

Entenda o caso

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) teve a sua live de quinta-feira (21) removida do Facebook e do Instagram.

Na ocasião, o presidente leu uma suposta notícia que diz que pessoas no Reino Unido que foram vacinadas estão desenvolvendo a Aids. A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e a Associação Médica Brasileira (AMB) lançaram nota em conjunto para rebater as falas do presidente. Segundo os especialistas, não se conhece nenhuma relação entre qualquer imunizante e o desenvolvimento da Aids. 

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Na mesma transmissão, Bolsonaro ainda sugeriu que o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 por longos períodos, “sem higiene”, pode causar pneumonia e morte.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o presidente já teria violado a política do Facebook sobre Covid-19 ao menos 29 vezes, apenas em 2021.

Com informações do Portal Metrópoles

Leia Mais:

COMPARTILHE