fbpx

sexta, 25 de junho de 2021

Auxílio Enchente começa a ser pago em Anamã pelo governador Wilson Lima

Operação Enchente leva ajuda humanitária, água potável e ações nas áreas social, de saúde e de fomento aos municípios em Situação de Emergência.

7 de maio de 2021

Compartilhe

Município é o 13º que recebe as ações da Operação Enchente 2021 (Foto: Divulgação)

O governador Wilson Lima deu continuidade à Operação Enchente nesta sexta-feira (7) e coordenou a entrega de um pacote de ações na cidade de Anamã. Os moradores deste município foram os primeiros no estado a receber o Auxílio Estadual Enchente no valor de R$ 300.

O município é o 13º visitado pelo governador nesta operação.

Conforme dados da Secretaria Executiva de Ações de Proteção e Defesa Civil, a cidade de Anamã, no Baixo Solimões, já contabiliza 9.570 pessoas afetadas pela enchente do rio. A cidade é um dos municípios com a situação mais crítica em todo o Amazonas, com as águas cobrindo praticamente toda a cidade e a locomoção sendo possível apenas por meio de embarcações.

“O caso de Anamã é muito emblemático, porque toda a cidade acaba indo para baixo d’água”, avaliou o governador. “Nós estamos trazendo ajuda humanitária, uma unidade de saúde. Estamos nos preocupando com a questão da água potável, que é um problema grave nesse momento”, completou o governador.

Cota única

Os moradores do município foram os primeiros a receber do governador os cartões magnéticos que dão direito ao Auxílio Estadual Enchente. O benefício de R$300 – pago em parcela única – é direcionado às famílias que tiveram as casas inundadas.

A dona de casa Thaís Rodrigues, 28, foi uma das beneficiadas e agradeceu o apoio do Governo do Estado. “Chega em boa hora porque eu tenho três crianças, meu marido está desempregado, então eu agradeço muito a Deus, primeiramente, e ao governador que teve essa ideia de fazer isso. Eu agradeço muito”, reforçou Thaís.

Balsa hospitalar

A unidade flutuante de saúde presta atendimento à população do município neste momento em que a cheia invadiu o Hospital Francisco Sales de Moura. A estrutura, que oferece serviços de urgência e emergência, é equipada com sala de parto e alojamentos para as enfermarias, inclusive para pacientes com Covid-19. O local também servirá de ponto de vacinação contra esta doença.

Água potável

O Governo do Estado instalou uma Estação de Tratamento Móvel de água instalada na cidade. A estrutura, que foi vistoriada pelo governador, faz a captação e tratamento da água do rio para abastecer a população no município. A cheia comprometeu o fornecimento de água potável para consumo. Em média, a estação tem capacidade para distribuir 15 mil litros de água purificada em 9 horas.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Maioria do STF impede convocação de governadores pela CPI da Covid

Os ministros seguem decisão individual da ministra Rosa Weber, que suspendeu as convocações de governadores determinadas pela CPI da Pandemia.

24 de junho de 2021

Por ordem de Alexandre de Moraes, Daniel Silveira é preso novamente

O ministro do STF alega em sua decisão que Daniel Silveira violou mais de 30 vezes as regras da prisão domiciliar que o deputado está cumprindo desde o início do ano.

24 de junho de 2021

Câmara autoriza candidatura de gestor multado por conta irregular

A lei aprovada por 345 favoráveis, 98 contrários e quatro abstenções, libera para concorrer os gestores que foram punidos apenas com multa. A matéria segue para o Senado.

24 de junho de 2021

Irmãos bolsonaristas prometem ‘bomba’ na CPI para derrubar República

Além de revelar que possuem informações quentes do Governo Federal, os irmãos Miranda pediram segurança à CPI após intimidação de Onix Lorenzoni.

24 de junho de 2021

Filipe Martins ganha liminar para ficar calado em depoimento na CPI

Assessor Internacional da Presidência da República será ouvido para esclarecer a presença dele na reunião com representantes da Pfizer, em novembro, para a compra de vacinas.

24 de junho de 2021

Luis Miranda pede prisão de Onyx Lorenzoni e Elcio Franco à CPI

O deputado federal encaminhou um ofício ao presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz, no qual afirma que Onyx e Élcio estariam buscando coagi-lo antes do seu depoimento.

24 de junho de 2021

Hallal: ‘país precisa vacinar mais de 30 milhões em 21 dias de lockdown’

O epidemiologista, que presta depoimento nesta quinta-feira (24), afirmou que só o fechamento radical e vacinação em massa poderiam jogar o número de casos para baixo.

24 de junho de 2021

Em sessão ‘miojo’, deputados criticam política ambiental de Bolsonaro

Serafim Corrêa comemorou a saída do, agora, ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Wilker Barreto usou o tempo de fala para exaltar a ZFM para manutenção da floresta.

24 de junho de 2021