fbpx

terça, 15 de junho de 2021

Atendimentos em Hospital de Campanha geram debate na CPI da Saúde

O número de atendimentos do Hospital de Combate à Covid-19 na Nilton Lins foi tema de discussão na CPI da Saúde, realizada nessa segunda-feira (20)

20 de julho de 2020

Compartilhe

Foto: Dilvugação

O número de atendimentos do Hospital de Combate à Covid-19 na Nilton Lins foi tema de discussão na CPI da Saúde, realizada nessa segunda-feira (20), na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam). Os parlamentares questionaram a quantidade de 1.800 atendimentos contabilizados na unidade.

O deputado estadual Wilker Barreto (Pode) solicitou ao presidente da Comissão, deputado estadual Delegado Péricles (PSL), que enviasse um ofício à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), para que o titular do órgão preste esclarecimentos sobre o quantitativo registrado.

A Susam finalizou, na última quinta-feira (16), a desmobilização do Hospital Nilton Lins. A secretaria divulgou que em 90 dias, foram contabilizados mais de 1.800 atendimentos na unidade. A Susam acrescentou que a ala voltada para o tratamento de indígenas que havia sido montada no local foi transferida para o Hospital e Pronto-socorro 28 de Agosto.

“Segundo a própria direção, o hospital atendeu 388 pessoas. E queria solicitar que o secretário da Saúde relacione para essa Comissão os 1.800 procedimentos. Porque estamos falando de um hospital indenizatório”, disse Wilker Barreto.

O deputado estadual Dr. Gomes (PSC), porém, disse aos parlamentares que pode ter ocorrido um equívoco entre os conceitos de procedimentos e atendimentos. O parlamentar argumentou que em um único paciente podem ser realizados vários procedimentos.

“Quando você fala em procedimentos hospitalares, você não quer dizer que sejam 1.800 pacientes. Mas um paciente que esteja internado em qualquer unidade, seja na UTI ou na enfermaria clínica, dependendo do tipo de circunstância clínica que esse paciente esteja passando, ele pode fazer até cinco ou mais procedimentos”, disse o deputado.

O deputado estadual Delegado Péricles (PSL) acatou o requerimento solicitado por Wilker Barreto e vai solicitar esclarecimentos da Susam em relação aos dados apresentados. O deputado estadual Dr Gomes pediu a Wilker Barreto um voto de confiança ao  secretário interino da Susam, Marcellus Campelo.

“O secretário não é ludibriador. Eu quero deixar bem claro que não podemos manchar a idoneidade de uma pessoa só por conta de uma palavra”, disse Dr. Gomes.

Convocação para depor

A dona da empresa Norte Serviços Médicos, Criselidea Bezerra de Moraes, foi convocada a depor na CPI Saúde na próxima quarta-feira (22) às 15h. Conforme os parlamentares da Comissão, a empresária alega ter lavado 44 toneladas de roupas para o Hospital de Campanha Nilton Lins em 13 dias. O depoimento será realizado por meio de videoconferência.

Texto: Izaías Godinho

Leia Mais

Rodway intensifica ações para o controle dos casos de Covid-19

Policlínicas retomam serviço de testagem de HIV, sífilis e hepatites

IBGE aponta pandemia como causa de fechamento de mais de 11 mil empresas

Leia mais sobre Política

Prefeita e ex-secretário de Coari são denunciados pelo MPAM

De acordo com o MPAM, há indícios de uso do programa social 'Direito a Cidadania' para fins eleitoreiros, devido à possibilidade das Eleições suplementares no município.

14 de junho de 2021

Wizard poderá ser levado à CPI por condução coercitiva, caso falte na quinta

Caso o empresário não compareça, o auditor do TCU, Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, estará de sobreaviso para antecipar depoimento à comissão investigadora.

14 de junho de 2021

Entusiasmo de governador e prefeito esbarra na vontade da população

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

14 de junho de 2021

PEC da Guarda Municipal avança, mas sem trechos inconstitucionais

A proposta para regulamentação da Guarda Municipal armada no Amazonas tramita em regime de urgência na Assembleia Legislativa e deve entrar em pauta nesta quarta-feira (16).

14 de junho de 2021

Supremo abre crise na CPI com decisões divergentes sobre sigilos

Analisando casos de quebras dos sigilos telefônico e telemático, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski tomaram decisões bastante diferentes.

14 de junho de 2021

Parceria com David na imunização vai ter ‘bis’ nos próximos dias, diz Wilson

Governador e prefeito comemoraram os números alcançados na ação do final de semana e agradeceram aos profissionais da saúde envolvidos na operação.

14 de junho de 2021

Depoimento de Marcellus Campêlo pode evidenciar omissões de Bolsonaro

O ex-secretário de Saúde do Amazonas deve ser questionado acerca da crise de oxigênio vivida em janeiro e da imposição do tratamento precoce pelo Ministério da Saúde.

14 de junho de 2021

Deputados levam indícios de crime de responsabilidade de Bolsonaro ao TCU

Os dados foram apresentado pelo deputado Elias Vaz (PSB-GO) também à CPI da Covid. O desvio de valores destinados a publicidade seriam de R$ 52 milhões.

14 de junho de 2021