fbpx

quinta, 21 de janeiro de 2021

Atendimentos em Hospital de Campanha geram debate na CPI da Saúde

O número de atendimentos do Hospital de Combate à Covid-19 na Nilton Lins foi tema de discussão na CPI da Saúde, realizada nessa segunda-feira (20)

20 de julho de 2020

Compartilhe

Foto: Dilvugação

O número de atendimentos do Hospital de Combate à Covid-19 na Nilton Lins foi tema de discussão na CPI da Saúde, realizada nessa segunda-feira (20), na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam). Os parlamentares questionaram a quantidade de 1.800 atendimentos contabilizados na unidade.

O deputado estadual Wilker Barreto (Pode) solicitou ao presidente da Comissão, deputado estadual Delegado Péricles (PSL), que enviasse um ofício à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), para que o titular do órgão preste esclarecimentos sobre o quantitativo registrado.

A Susam finalizou, na última quinta-feira (16), a desmobilização do Hospital Nilton Lins. A secretaria divulgou que em 90 dias, foram contabilizados mais de 1.800 atendimentos na unidade. A Susam acrescentou que a ala voltada para o tratamento de indígenas que havia sido montada no local foi transferida para o Hospital e Pronto-socorro 28 de Agosto.

“Segundo a própria direção, o hospital atendeu 388 pessoas. E queria solicitar que o secretário da Saúde relacione para essa Comissão os 1.800 procedimentos. Porque estamos falando de um hospital indenizatório”, disse Wilker Barreto.

O deputado estadual Dr. Gomes (PSC), porém, disse aos parlamentares que pode ter ocorrido um equívoco entre os conceitos de procedimentos e atendimentos. O parlamentar argumentou que em um único paciente podem ser realizados vários procedimentos.

“Quando você fala em procedimentos hospitalares, você não quer dizer que sejam 1.800 pacientes. Mas um paciente que esteja internado em qualquer unidade, seja na UTI ou na enfermaria clínica, dependendo do tipo de circunstância clínica que esse paciente esteja passando, ele pode fazer até cinco ou mais procedimentos”, disse o deputado.

O deputado estadual Delegado Péricles (PSL) acatou o requerimento solicitado por Wilker Barreto e vai solicitar esclarecimentos da Susam em relação aos dados apresentados. O deputado estadual Dr Gomes pediu a Wilker Barreto um voto de confiança ao  secretário interino da Susam, Marcellus Campelo.

“O secretário não é ludibriador. Eu quero deixar bem claro que não podemos manchar a idoneidade de uma pessoa só por conta de uma palavra”, disse Dr. Gomes.

Convocação para depor

A dona da empresa Norte Serviços Médicos, Criselidea Bezerra de Moraes, foi convocada a depor na CPI Saúde na próxima quarta-feira (22) às 15h. Conforme os parlamentares da Comissão, a empresária alega ter lavado 44 toneladas de roupas para o Hospital de Campanha Nilton Lins em 13 dias. O depoimento será realizado por meio de videoconferência.

Texto: Izaías Godinho

Leia Mais

Rodway intensifica ações para o controle dos casos de Covid-19

Policlínicas retomam serviço de testagem de HIV, sífilis e hepatites

IBGE aponta pandemia como causa de fechamento de mais de 11 mil empresas

Veja mais notícias

Vacinação suspensa: campanha vai passar por reformulação em Manaus

Semsa se comprometeu em suspender as vacinas nesta quinta-feira para que seja feita a reprogramação da campanha. Segunda dose para profissionais já vacinados está garantida.

21 de janeiro de 2021

Cientista fala sobre atraso de insumos: ‘incompetência diplomática’

Emocionada ao receber premiação, Margareth Dalcomo fez um desabafo sobre a escassez de vacinas contra a Covid-19 no Brasil. Para ela é "injustificável" não ter imunizantes.

21 de janeiro de 2021

Portugueses vão enviar 50 mil Euros para hospital em Manaus

A ajuda chega num dos momentos mais desafiantes da pandemia de em Manaus, que enfrenta uma devastadora segunda onda de incidências de casos de covid-19.

21 de janeiro de 2021

É golpe: MS alerta sobre falso agendamento de vacinação contra covid-19

De acordo com o Ministério da Saúde, não existe nenhum agendamento, via telefone, do sendo realizado e "jamais pede esse tipo de confirmação de dados".

21 de janeiro de 2021

David quer informações sobre as obras que Arthur deixou inacabadas

O prefeito alega que por toda a capital existem obras a serem terminadas e que geram prejuízo para a população, como por exemplo os terminais de ônibus 4 e 5 e creches.

20 de janeiro de 2021

Covid: oito cidades do Brasil receberam 135 pacientes transferidos do AM

A medida, que conta com o apoio da Força Aérea, foi tomada para desafogar a rede do sistema de saúde público do Estado, que colapsou em meio à falta de oxigênio.

20 de janeiro de 2021

Médicos e familiares em crise na pandemia são atendidos no ‘Escuta AM’

Projeto de escuta compassiva é voltado também aos outros profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus. São até quatro sessões gratuitas.

20 de janeiro de 2021

Vereador cobra 100% de ônibus nas ruas; IMMU fala em normalidade

De acordo com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), o número da ônibus circulando na cidade já é de 100%, inclusive, com veículos a mais nos horários de pico.

20 de janeiro de 2021