O Amazonas está avançando no tema concessões florestais, afirmou o governador Wilson Lima durante evento do Grupo de Líderes Empresariais – Lide, em Nova York (EUA), nesta terça-feira (9).
“A gente tem algo em torno de 32 milhões de hectares para fazer concessão florestal para projetos de manejo sustentável”.
Segundo o governo, a concessão florestal é uma ferramenta de gestão de políticas ambientais, usada, em especial, para aumentar a governança pública em territórios. Mediante licitação, a empresa que detém a concessão de uma área recebe o direito de praticar manejo florestal sustentável para exploração de produtos e serviços.
A primeira unidade a ser destinada para concessão é a Floresta Estadual de Maués, que está em trâmites para isso. A previsão é que a licitação seja realizada ainda neste ano.
Proteger, preservar, investir
À plateia de investidores e políticos, o governador defendeu que a preservação da Amazônia depende da proteção das populações que vivem na região.
“Se a gente não proteger quem mora na floresta, não tem como a gente proteger os nossos ativos ambientais”, disse.
Ao citar a Zona Franca de Manaus (ZFM), Wilson Lima disse que “o caminho mais seguro e mais importante” para preservar os ativos ambientais amazônicos “é fortalecer os modelos econômicos que já funcionam nessas regiões”.
Além da indústria incentivada por benefícios fiscais e a concessão florestal, o governador também destacou que outras alternativas econômicas vêm sendo estimulada pelo governo, como a exploração do gás natural e pagamento de serviços ambientais.
“Nós temos o Guardião da Floresta, que é o maior programa de pagamento por serviços ambientais do planeta. Que é um recurso pago, uma ajuda paga àquelas pessoas que moram nas áreas de desenvolvimento sustentáveis”, disse.
O governador também disse que é preciso avançar na construção de um marco legal para o mercado de crédito de carbono. “O Estado do Amazonas tem um potencial muito grande para isso”.
Leia mais:
Wilson Lima debate investimentos para Amazonas em Nova Iorque
Wilson Lima reforça agenda internacional em busca de novos investimentos