Do total, 157 pacientes já tiveram alta hospitalar e 144 deles já voltaram para o Amazonas. A medida visa a desafogar a rede de saúde do Estado, que está sobrecarregada.
Os pacientes são levados em aviões da FAB (Foto: Divulgação)
O secretário estadual de Saúde, Marcellus Campêllo apresentou, no final da manhã desta quinta-feira (4), o número de pacientes amazonenses com Covid-19 que foram transferidos para outros estados brasileiros.
O processo de transferência dos pacientes iniciou no dia 15 de janeiro e, até ontem (3), houve o registro de 472 transferidos. Eles são transportados em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) que, diariamente, fazem dois voos para a ação.
Do total, 464 pessoas estavam internadas em leitos clÃnicos de unidades hospitalares do estado. O restante estava em leito de UTI.
O secretário de saúde destacou que 157 pacientes já obtiveram alta hospitalar das unidades de saúde dos estados que os acolheram e que, deste número, 144 já retornaram para o Amazonas.
Campêllo pontuou que, “infelizmente, houve 28 óbitos” entre os pacientes transferidos.
Estas transferências são uma estratégia para melhorar o atendimento nas unidades de saúde de Manaus que ainda estão sobrecarregadas.
Texto: Rosianne Couto
Leia Mais: