Em recesso, parlamentares receberam convocação para reunião virtual nesta terça-feira. Presidente da Comissão de Saúde sugere usar a verba do Cotão no combate à pandemia.
O poder legislativo está em recesso e o retorno das sessões plenárias está programado para 2 de fevereiro. (Foto: Divulgação/Aleam)
Deputados estaduais já receberam convocação da mesa diretora da Aleam (Assembleia Legislativa do Amazonas) para sessão virtual extraordinária amanhã, terça-feira, para tratar sobre a crise da Covid-19 no Estado.
A extraordinária, sem remuneração, foi decidida em reunião virtual na última sexta-feira, com a presença de 23 dos 24 deputados. Parlamentares estão em recesso e o retorno das sessões plenárias está programado para o dia 2 de fevereiro.
A convocação é após pressão e cobrança da população, inclusive, nas redes sociais por ações urgentes de combate à pandemia. Durante a primeira onda da Covid-19, em 2020, o recesso de julho dos deputados estaduais foi suspenso após votação em sessão plenária virtual.
A presidente da Comissão de Saúde da Aleam, deputada Mayara Pinheiro (Prpgressistas) sugeriu que a Casa adquira uma usina de oxigênio com recursos próprios ou altere a resolução que regulamenta o Cotão, de R$ 44,1 mil (valor reajustado) e cumulativo, para que a verba, usada para bancar despesas do mandato, seja utilizada em favor da população.
A iniciativa, elogiável, deve encontrar resistência entre os colegas de parlamento.
“O momento é de esforço mútuo para ampliar o número de leitos, comprar EPIs e fornecer oxigênio, não só para a capital, mas também para o interior”, disse a médica.
Com base eleitoral no interior, Cabo Maciel (PL) é favorável à ampliação da ajuda aos municípios do Estado, que também registram aumento de infectados e de óbitos pela doença.
A diretoria-geral da Aleam divulgou que a Casa Legislativa está providenciando a aquisição de oxigênio e de alimentos através de recursos próprios e de emendas parlamentares.