A Receita Federal do Brasil autorizou a movimentação de mercadorias no “Píer Provisório” em Itacoatiara, durante o período de vazante severa nos rios da região.
Esta autorização permitirá o transbordo e a baldeação de cargas, garantindo a continuidade das operações de logística.
Empresas como o Grupo Chibatão e a Super Terminais poderão atuar normalmente na área.
Instalação
A instalação do píer contou com a colaboração de diversas entidades, incluindo a Suframa, a Marinha do Brasil e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM).
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destacou a importância do planejamento conjunto para manter o fluxo de transporte de insumos e produtos durante a vazante.
O píer mede 240 metros de comprimento por 24 metros de largura e está equipado com três guindastes Konecranes ESP10, cada um com 64 metros de lança e alimentados por quatro geradores de 500 Kva, incluindo um gerador de backup.
Operação Itacoatiara
A “Operação Itacoatiara” visa descarregar navios cargueiros no píer, de onde as mercadorias seguirão para Manaus por meio de balsas. Este planejamento evita prejuízos para a indústria e o comércio locais.
Foram planejadas duas ações para a operação em Itacoatiara. A primeira era a dragagem, que não ocorrerá a tempo, e a segunda é a utilização do píer.
O objetivo é assegurar que as cargas cheguem a Manaus sem interrupções, diferente do ocorrido no ano passado.
Leia mais: