segunda-feira, 15 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Pesquisa quer melhorar produção de tomates através de cultivo hidropônico

Além disso, a pesquisa apoiada pela Fapeam busca capacitar técnicos ligados ao setor primário do estado do Amazonas.
COMPARTILHE
Pesquisa produção tomates hidroponia

Uma pesquisa apoiada pela Fapeam quer melhorar os sistemas de produção de minitomates através da avaliação de tecnologias de cultivo protegido e hidropônico. Além disso, a pesquisa busca capacitar técnicos ligados ao setor primário do estado.

A pesquisa “Produção de tomate em hidroponia automatizada com uso de substrato e capacitação tecnológica em cultivo protegido”, vem desenvolvendo um aplicativo para auxiliar nos cálculos que definem pontos de ajuste na reposição e calibragem da solução nutritiva do minitomate tipo grape.

O estudo ocorre no Campo Experimental da Embrapa Amazônia Ocidental, localizado na Rodovia AM-010, Km 29 (Estrada Manaus/Itacoatiara).

O objetivo prático da pesquisa é validar tecnologias para a viabilidade do sistema de produção de tomates hidropônicos em cultivo protegido.

Em síntese, hidroponia é um método de cultivo que dispensa o uso de solo como fonte de nutrientes. Todos os nutrientes são fornecidos através de soluções nutritivas ou sistemas de irrigação controlada.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Até o momento, além dos bolsistas do projeto, foram capacitados continuamente 42 agentes multiplicadores em tecnologias de cultivo protegido, incluindo cálculos, preparo de solução nutritiva, irrigação automatizada, produção de mudas, práticas de cultivo, manejo e colheita de tomates.

Além disso, o estudo também emprega um sistema de controle automatizado de temperatura que inclui exaustores, tela termorrefletora e nebulizadores para melhorar o cultivo de tomates.

Os resultados do primeiro teste de cultivares estão sendo finalizados e serão analisados estatisticamente, incluindo aspectos de produtividade e características dos frutos.

Pesquisa produção tomates hidroponia

Próximas etapas

Segundo o coordenador da pesquisa, doutor em Agronomia, Francisco Célio Maia Chaves, da Embrapa, os próximos passos da pesquisa são:

  • busca por alternativas viáveis para o sistema de produção de tomates hidropônicos em ambiente protegido
  • avaliação de diferentes composições e manejo de soluções nutritivas adequadas para as condições do Amazonas
  • transformação do sistema automatizado de controle de temperatura em um equipamento comercial integrado, possivelmente em colaboração com empresas interessadas.

Para o coordenador, o principal ponto é validar as tecnologias para um sistema de produção de tomate em cultivo protegido hidropônico com o uso de substrato. 

“Ao validar, estabelecer parâmetros técnicos e viabilidade econômica, tem-se a alternativa de produção para o setor primário”, disse o pesquisador. 

Leia Mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE